fbpx
Fabio PeriniNotíciasTissue no Mundo

Fabio Perini: inovando da produção de papel higiênico ao desenvolvimento de máscaras faciais

Empresa patenteou a tecnologia para produzir até 10.000 máscaras de bambu biodegradáveis ​​por minuto. O upgrade está disponível para as linhas de conversão Fabio Perini, novas e/ou já instaladas

Uma inovação tecnológica capaz de produzir até 10 mil máscaras faciais por minuto, que pode ser adaptada a diversos tipos de material não-tecido (non-woven), incluindo um específico à base de bambu que é biodegradável podendo ser descartado com outros resíduos compostáveis. Essa é a patente registrada pela Fabio Perini, empresa que possui sua matriz em Lucca, na Itália, e faz parte da Área de Negócios Körber Tissue. A tecnologia, desenvolvida em pouco mais de um mês durante a quarentena, pode ser rapidamente adicionada às máquinas de conversão da empresa, novas e/ou já instaladas de clientes em todo o mundo.

Oswaldo Cruz Jr., CEO da Fabio Perini Itália e da área de negócios Körber Tissue, comentou que a tecnologia surgiu a partir de uma oportunidade. “Oportunidades de inovação estão por toda parte, mesmo em meio a uma crise de saúde e durante a quarentena, nossa equipe começou a trabalhar para responder a duas necessidades: de um lado, a enorme demanda por máscaras faciais – a Universidade Politécnica de Turim, por exemplo, estima que apenas as empresas italianas precisam de quase 1 bilhão por mês –; por outro lado, a questão de sua disponibilidade. Em pouco mais de um mês, da concepção à produção, chegamos à solução: uma atualização tecnológica que permitiria a produção de até 10.000 máscaras (em rolos) por minuto, e o uso de um material não-tecido à base de bambu que é biodegradável e pode ser descartado com outros resíduos compostáveis”.

Essas máscaras de camada única são muito úteis para uso diário, coletivo e comunitário em locais como aeroportos, transporte público, shopping centers, supermercados, compras e locais de trabalho.

Fabio Perini: inovando da produção de papel higiênico a máscaras faciais

“A solução torna nossas máquinas também capazes de fabricar máscaras certificadas. Juntamente com diferentes fornecedores de matérias-primas do setor, estamos testando soluções específicas de materiais biodegradáveis e estamos confiantes em encontrar uma solução em breve”, continua Oswaldo.

Fabio Perini: inovando da produção de papel higiênico a máscaras faciais

A pandemia do coronavírus também diversificou os negócios de Fabio Perini. “Nesta inovação, em todo o mundo, recebemos excelentes feedbacks de nossos clientes e esperamos um crescimento significativo em nossos negócios. De fato, em nosso ponto de vista privilegiado – por trabalharmos com fabricantes de papel higiênico e papel toalha em todo o mundo, da China aos Estados Unidos – vimos uma mudança importante. Inicialmente, o pedido era aumentar a capacidade de produção das máquinas, principalmente as de papel higiênico, devido à estocagem desses produtos que iniciou com o pico da epidemia, para lidar com isso, introduzimos um serviço de entrega rápida de máquinas (e quem conhece nosso setor sabe muito bem que isso não é fácil!). Com o passar das semanas, a demanda se concentrou mais em produtos de papel tissue dobrados, devido ao aumento no número de itens descartáveis ​​usados ​​para atender a maiores necessidades de higiene. Acredito que a alta demanda continuará sendo uma tendência por muito tempo”, conclui o CEO.

Fabio Perini: inovando da produção de papel higiênico a máscaras faciais

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.