KörberNotíciasTissue no Brasil

Körber oferece solução sustentável para o desenvolvimento do Fancy Planet, da Damapel

No Painel Tissue Online, Filippe Dalponte contou sobre a participação da Körber no Damapel Fancy Planet, e as soluções sustentáveis disponíveis no portfólio da empresa

Filippe Dalponte, coordenador de vendas da área de negócios Tissue da Körber Latin America, foi um dos participantes do Painel Tissue Online que teve como tema o Fancy Planet, o novo papel higiênico 100% sustentável da Damapel. Na ocasião, Dalponte contou sobre a atuação da Körber no projeto.

“A nossa principal participação nesta fase do projeto, foi um co-desenvolvimento de uma solução que permitiu a remoção da cola no processo de laminação do papel.

Para isso, nós utilizamos uma tecnologia italiana chamada Aquabond, que é basicamente uma tecnologia que faz a junção das folhas utilizando água ao invés de cola”, relatou.

Filippe ressaltou a importância do desenvolvimento em conjunto com a Damapel para o sucesso do produto “Nós tínhamos o conhecimento da máquina, eles tinham o conhecimento do produto final, e assim, fizemos o produto de sucesso que vemos hoje no mercado”.

O profissional ainda explicou sobre a especificidade do projeto e dos resultados. “Esse é um projeto bem específico que fizemos para a Damapel, já que, na tecnologia Aquabond, temos cinco clientes no mundo, então não é para todo mundo, não é para todo papel. Temos que analisar cada caso individualmente e ver se temos os mesmos ganhos que mencionei anteriormente”.

Além do ganho em sustentabilidade, segundo Dalponte, a solução impactou também na eficiência. “Quando se tira a cola do processo, se tira a questão da limpeza em alguns pontos da máquina, reduzindo essa necessidade de parada. Nessa perspectiva de eficiência, fizemos um upgrade na linha da Damapel, aumentando a velocidade de laminação de 550 para 600m/min – sendo o primeiro cliente na América do Sul que adquiriu este aumento de velocidade num Gofrador/Laminador 452 existente”, observou.

 

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS DA KÖRBER

Além do Aquabond, que consiste na adaptação do gofrador/laminador para operar sem a utilização de cola no processo, a Körber possui também outras soluções sustentáveis, entre as quais se destacam:

  • Biopack 

Um upgrade para máquinas empacotadeiras, que possibilitam a produção de pacotes 100% ecológicos, garantindo selagem perfeita para máxima proteção dos produtos e alta qualidade de embalagem.

“Sendo um upgrade, é possível adaptar uma empacotadeira padrão para utilizar papel ao invés de polietileno, podendo ser utilizado um papel junto com polietileno biodegradável, ou um papel com uma resina, indo por essa ideia de redução de plástico. A redução do plástico na Europa está vindo como obrigatoriedade do governo, mas aos poucos chega também em produtos de nicho no Brasil”, descreveu Fillipe.

  • Solid+

Solução projetada para a eliminação do tubete, tendo a opção de fazer um rolo maciço, ou mesmo substituir o tubete por um mini rolo que pode ser extraído, otimizando o resíduo gerado pelo tubete, a maior utilização de papel num rolo e o custo/impacto logístico.

“A tecnologia traz dois benefícios principais: o ponto da logística, que não está mais levando ar dentro do caminhão, está levando só papel; e também a questão de um resíduo do processo porque o tubete você realmente não utiliza mais”, concluiu.

Entre em contato com a Körber para saber mais sobre suas soluções sustentáveis.

Confira na íntegra o Painel Tissue Online: Damapel Fancy Planet:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo