Refinação termomecânica: uma técnica ecoeficiente
Conjuntos refinadores são tecnologias que se coadunam com os requisitos da produção sustentável

Ecoeficiência é um conceito elaborado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e estabelecido como uma meta durante as discussões realizadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, mais conhecida como Rio-92.
Este conceito corresponde às práticas e técnicas que tornam mais eficiente a gestão de recursos energéticos e residuais, de modo a proporcionar menor impacto ambiental, consumo mínimo de recursos naturais e mínima ou nenhuma geração de resíduos. Nesse contexto, as grandes indústrias de papel e celulose se destacam como protagonistas e o refino é o setor que apresenta mais desafios para que a ecoeficiência seja alcançada.
De fato, o conjunto refinador é uma obra de engenharia integrada, focada na conversão da matéria-prima em polpa de celulose. Envolve mecânica, metalurgia, experiência operacional e teorias científicas complexas.
Ao longo dos anos, atuando como fornecedora da indústria papeleira no setor de refinação, a Techmelt vem especializando-se nessa integração. Em muitos casos, a empresa obtém resultados muito acima do esperado.
Saiba mais sobre a empresa em: http://www.techmelt.com/.