fbpx
NotíciasTechmeltTissue no Brasil

Os conjuntos refinadores e o processo de formação da folha

É preciso aprimorar a refinação para não refinar pouco nem destruir a fibra.

O aprimoramento do refino traz vantagens muito sensíveis ao rendimento geral de todo o processo. Um bom material fibroso é aquele que garante a obtenção de um produto com as características desejadas sem comprometer o andamento do maquinário.

A área refinadora, configurada pelo dimensionamento superficial do conjunto refinador, proporciona um número específico de cruzamentos entre lâminas durante a rotação. Esses cruzamentos geram impactos que determinam a incidência de corte – quando há menor incidência, o comprimento das fibras é preservado e, para aumentar a probabilidade de atingir a totalidade das fibras, aumenta-se o comprimento médio das lâminas.

Sempre variável de acordo com a polpa utilizada, o número de impactos está relacionado ao consumo de energia. Em altos níveis de aplicação de energia, há um aumento da consistência da suspensão de fibras, levando a um maior desenvolvimento das propriedades da celulose sem alterar a interação entre elas.

Além do corte, que determina o comprimento das fibras, outra característica básica do refino termo mecânico é a fibrilação, em que a camada externa da parede celular é desestruturada, expondo as superfícies internas e, devido ao rompimento de ligações das hemiceluloses a nível celular, as fibras tornam-se mais flexíveis.

 

Essas características são fundamentais para a formação da folha durante a secagem, quando as fibras ocupam posições mais próximas umas das outras e se unem por pontes de hidrogênio, na medida em que as fibrilas desidratam mediante forças de tensão superficial, de forma similar à cristalização.

Para auxiliar a otimizar o processo de refino, a Techmelt promove treinamentos e fornece a mais alta qualidade em discos e cones refinadores. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: contact@techmelt.com ou pelo telefone: (19) 3887-1420.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.