fbpx
NotíciasTechmeltTissue no Brasil

Eficiência operacional: variáveis agregadas ao processo

Os avanços resultantes envolvendo ligas metálicas, design e precisão vão de encontro ao que é tão caro ao pessoal da linha de produção: a qualidade.

É sempre desejável prolongar a operação do refinador pelo maior tempo possível, mas manter o disco refinador em serviço às custas da qualidade reduzida ou custo operacional é uma falsa economia e muitos optam pela troca baseados na percepção sobre a dificuldade de partida e estabilização do equipamento. A prática indica que o momento ideal para a troca sempre é determinado pela experiência operacional.

A eficiência requer um acúmulo de experiência que só pode ser adquirida resolvendo complexos problemas de produção e cada processo tem a sua própria combinação específica de variáveis. Como todo papeleiro sabe, não existe uma fórmula universal para potencializar a vida útil do disco refinador, melhorar a qualidade da fibra ou garantir custos operacionais mais baixos.

Certos fatores que afetam a vida útil podem ser controlados dentro de limites razoáveis – tais como a porcentagem de abrasivos na matéria-prima, taxas de alimentação do refinador e o tamanho dos cavacos de madeira, quantidade de energia aplicada e procedimentos operacionais.

Erosão, corrosão, condição de anéis de vedação, instalação elétrica e desatenção ao operar o equipamento são variáveis que podem não ser facilmente controladas e, qualquer uma dessas – ou uma combinação de várias –, terá um efeito mais perceptível na qualidade da fibra do que o disco refinador especificamente desenhado para o processo. Portanto, é importante investigar e analisar todos os fatores possíveis caso a polpa apresente algum problema.

Não obstante, desde o momento em que os discos refinadores foram introduzidos na indústria, muitas dessas variáveis foram minimizadas e solucionadas. Trabalhando em estreita colaboração com os clientes, a Techmelt aperfeiçoou os métodos de fabricação dos conjuntos, discos e cones; estabeleceu controles de qualidade e mantém um programa de pesquisa, treinamento e desenvolvimento de longo alcance.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.