NotíciasTechmeltTissue no Brasil

Refinação em baixa intensidade: o pioneirismo na introdução deste conceito no Brasil

As linhas Slimbar e Ultra Slimbar são a engenharia integrada Techmelt para o tratamento em baixa intensidade.

No final dos anos 80, a Techmelt já atuava para introduzir no mercado brasileiro o conceito de baixa intensidade para o tratamento de fibra curta e pasta mecânica. Os excelentes benefícios já haviam sido comprovados – experimental e operacionalmente – por importantes instituições.

Os resultados de vários testes realizados no exterior mostravam na época uma economia de 10 a 15% de energia específica no refino de fibra curta. No refino de pasta mecânica, possibilita a aplicação de um nível maior de energia específica, diminuindo drasticamente a incidência de palitos – o que proporciona melhores índices de resistência sem comprometer a drenagem.

Para os fabricantes dos discos refinadores, esse produto apresenta um severo desafio: o desenvolvimento de lâminas extremamente finas com uma vida útil economicamente adequada, em que lâminas e canais mais finos proporcionam a distribuição mais suave da energia disponível no refinador, sem qualquer restrição ao fluxo de massa.

 

Neste contexto, a engenharia integrada Techmelt, voltada para a fabricação de discos refinadores, desenvolveu as linhas Slimbar, caracterizadas por lâminas entre 1,5 e 2,5 mm e Ultra Slimbar, para áreas refinadoras com lâminas entre 1,0 e 1,4 mm de espessura.

Porém, é necessário ressaltar que a aplicabilidade da baixa intensidade depende, na prática, do tipo de matéria-prima. A Techmelt mantém uma equipe à disposição para esclarecer esse conceito. Para saber mais, entre em contato pelo telefone: (19) 3887-1420 ou pelo e-mail: contato@techmelt.com.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo