Pobreza menstrual: conheça as ações de Always para mudar essa difícil realidade no Brasil
Além de já ter doado mais 5 milhões de absorventes no país, a marca de cuidados íntimos da P&G lançou a primeira aceleradora social com foco em projetos para erradicar a pobreza menstrual

A pobreza menstrual, caracterizada pela falta de acesso a itens básicos de higiene no período menstrual, é uma realidade que impacta a vida de muitas mulheres em todo o mundo.
A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que uma em cada dez meninas falta à escola durante a menstruação, mas, no Brasil, esse índice é ainda pior: uma em cada quatro já deixou de ir à aula por não poder comprar absorventes.
Uma pesquisar realizada pela Always, marca de cuidados femininos da P&G, revelou que 50% das entrevistadas já precisaram substituir o absorvente por papel higiênico, roupa velha ou toalha de papel. Entre as mulheres de classe mais baixa, tecidos ganham ainda mais importância como substituto – o que pode causar infecções no trato urinário, nos rins e até lesões nos órgãos reprodutores femininos.
Além das questões físicas, o estudo revelou que ainda falta informação sobre o tema, sobretudo a respeito da primeira menstruação, e que o ciclo menstrual, apesar de ser uma etapa natural da vida, pode provocar falta de confiança entre as meninas.
Para ajudar a mudar esse cenário – que é uma questão de saúde pública fortemente ligada à desigualdade de gênero –, bem como para quebrar tabus acerca de menstruação, Always vem intensificando seus investimentos no combate à pobreza menstrual. Desde 2020, a marca já doou cerca de 5 milhões de absorventes no Brasil e 80 milhões de absorventes no mundo para pessoas em vulnerabilidade menstrual. Entre os projetos apoiados no país, estão a Cruz Vermelha, Fluxo sem Tabu e Mulheres pela Justiça.
“Always tem um compromisso com o combate à pobreza menstrual e com todas as pessoas que são impactadas por esse problema. Somos um país com uma dimensão enorme, com diversos problemas estruturais e sabemos que a desigualdade é uma forte lacuna em nossa sociedade”, disse Natália Passarinho, diretora de marketing de Always, em entrevista ao Portal Tissue Online.

De acordo com a executiva, o esforço da companhia serve de aliado às políticas públicas. “As ações governamentais são fundamentais, mas sabemos que infelizmente não solucionarão a questão do dia para a noite, então continuaremos atuando na educação, conscientização, doações, iniciativas que quebrem o tabu que a menstruação ainda enfrenta e, acima de tudo, para que todas as pessoas que menstruam tenham acesso e dignidade”, afirmou.
Além das doações realizadas com frequência, Always lançou, recentemente, a primeira aceleradora social no mundo focada em pobreza menstrual, projeto que ganhou vida em parceria com varejistas de diversas regiões do Brasil. A iniciativa selecionará projetos sociais para serem acelerados, que receberão R$ 50 mil cada e uma doação de 100 mil absorventes Always Super Proteção, além de mentoria da P&G por um ano. As inscrições podem ser feitas aqui.
Por meio da Aceleradora P&G Social, as empresas poderão apoiar a nova campanha #MaisAbsorventesMenosFaltas, investindo em iniciativas que buscam erradicar a pobreza menstrual no Brasil. Além da doação de absorventes, a iniciativa incluirá uma série de conteúdos educativos para conscientizar cada vez mais pessoas a respeito desse tema.
A MARCA
Se as mulheres são um público diverso entre si, Always trabalha para atender a todas as suas consumidoras abrangendo e respeitando toda essa pluralidade. “Com a marca Always de higiene íntima, oferecemos um portfólio cada vez mais diverso, que se adapta aos diferentes tipos de corpos que as brasileiras têm, com produtos que se ajustem e ofereçam a segurança e conforto para as mulheres. Garantimos assim que as nossas consumidoras realizem qualquer atividade sem marcar e sem se preocupar com vazamentos”, conta Natália.
E esse cuidado se estende para além do período menstrual. “Por isso, olhamos com todo esse cuidado também para as categorias subjacentes de protetores diários e incontinência urinária. Nós escutamos os consumidores e trazemos as melhores opções para acompanhar todos os momentos do ciclo”, garante.
Assim como todo o mercado de personal care, que sofreu uma queda durante a pandemia, Always hoje vive um processo de retomada, atenta às novas tendências em higiene íntima. “As consumidoras estão exigindo cada vez mais qualidade e adaptabilidade em seu dia a dia e nós não deixamos de olhar as suas necessidades, para oferecer soluções que se encaixem com seu corpo, bolso, estilo e rotina, afinal nosso maior propósito é apoiar as mulheres para terem segurança e confiança para elas serem quem quiserem ser”, explica. “Conforto, adaptação, absorção e segurança são fatores que sabemos serem fundamentais para suprir as necessidades das mulheres e as deixarem confiantes o dia e a noite”, completa.
Natália ressalta que os consumidores da P&G estão no centro de tudo o que a gigante de bens de consumo faz – e esse trabalho é contínuo. “Trabalhamos continuamente para entender suas necessidades e oferecer produtos com qualidade superior, que caibam no seu bolso, supram suas expectativas e tornem os seus dias mais fáceis. Somos incansáveis em nos aprimorar para sempre oferecer as melhores soluções”, conclui.