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Fabio PeriniNotíciasTissue no Brasil

Tendências de consumo e soluções Pivot da Fabio Perini impulsionam mudanças no mercado de tissue

A pressão por produtos novos e diferenciados está presente tanto em mercados estáveis como emergentes, porém, ambos permanecem sensíveis à qualidade, desempenho e preço. Como resultado, observa-se uma tendência crescente em produtos premium e expansão do modelo de marcas próprias (private label).

O QUE ESTÁ DIRECIONANDO OS CONSUMIDORES?

A verdade universal de que a “única constante da vida é a mudança” pode ser claramente observada no comportamento dos consumidores globais, que apresentam fortes influências das seguintes dinâmicas:

  • Mudança do poder econômico: O crescimento da nova classe média está alimentando o desejo de trocar produtos básicos por produtos premium. Da mesma forma, os já consumidores de produtos premium, desenvolvem preferências por níveis ainda mais sofisticados;
  • Mudanças demográficas: Famílias menores, consumidores mais velhos e casamentos tardios: o perfil do novo consumidor traz como consequência o aumento de investimentos em produtos que propiciem maior qualidade de vida, economizem tempo e tenham bom desempenho ou, ainda, benefícios relacionados à saúde;
  • Pressões ambientais: Produtos com apelos sustentáveis em sua produção – menos consumo de energia, água e recursos naturais – chamam atenção principalmente dos consumidores de alta renda. Estes, em particular, veem compras de produtos sustentáveis como uma forma de evidenciar seu compromisso pessoal com o meio ambiente;
  • Envolvimento de valores pessoais: Enquanto as compras de produtos premium feitas para impressionar permanecem, o consumo exagerado e “irresponsável” fica fora de moda. Os valores dos consumidores estão mudando para gastar mais em produtos que demonstram escolhas inteligentes em prol de vidas mais saudáveis e simples – incluindo itens do dia-a-dia como papel higiênico.

OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE CONVERSÃO DE TISSUE

Os principais fatores de decisão dos consumidores refletem-se na forma como as pessoas abraçam a mudança. Para a indústria de conversão de tissue, essa vontade se traduz em oportunidades de crescimento na “premiumrização” (tornar-se premium) de produtos e no desenvolvimento de marcas próprias.

O crescimento global é alimentado pelo investimento dos varejistas em marcas próprias, que abrangem uma gama de segmentos e de preços que chegam até ao super premium – um movimento que aproximam as marcas próprias ao ritmo das demais marcas.

Para competir com private label, as marcas premium devem trabalhar sua estratégia de preço, oferecendo promoções e descontos, ou valorizar a diferenciação de seus produtos de forma a justificar um alto posicionamento de preço. Este último representa um grande desafio, uma vez que em alguns países o mercado de tissue é extremamente conservador, o que dificulta o desenvolvimento de atributos ou benefícios que aumentem o valor agregado do produto. Como consequência, o produto em sua versão premium pode trazer aumento no custo produtivo e este não conseguir ser repassado aos clientes – representando risco significativo para as margens.

soluções Pivot da Fabio Perini impulsionam mudanças no mercado de tissue

SOLUÇÕES PIVOT, ASSINADAS PELA FABIO PERINI

Os conversores de tissue estão numa encruzilhada. As tendências atuais sugerem oportunidades abundantes na introdução de produtos inovadores, porém, o desenvolvimento destes no mercado do fabricante é uma proposta cara.

Como um conversor de tissue pode testar novos produtos em condições reais, ou classificar quais papéis ou soluções de gravação funcionam melhor –  sem precisar expandir seus negócios, prazos de produção ou orçamentos?

Com o objetivo de atender a essa necessidade de mercado, a Fabio Perini desenvolveu as soluções Pivot.

Trata-se de um centro de excelência, totalmente integrado e focado em inovações. O centro conta com o laboratório Pivot e a linha Pilot, onde é feito o desenvolvimento e teste de novas ideias e formulações em pequenos lotes protótipo, em um ambiente controlado.

A combinação do laboratório com a linha de teste resulta em flexibilidade e agilidade tanto no desenvolvimento como validação de novas tecnologias – obtendo dados empíricos de desempenho do processo completo de conversão de tissue.

Tendências continuam a ditar e expandir as oportunidades para conversores de tissue, e inovações como as soluções Pivot colaboram para que a indústria acompanhe esse ritmo. Entre em contato com a Fabio Perini para maiores informações pelos telefones: (47) 2101-0500 e (47) 2101-0501.

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