fbpx
Fabio PeriniNotíciasTissue no Brasil

Lean Seis Sigma impulsiona a Fabio Perini rumo à excelência

A filosofia de gestão Lean vem gerando otimizações importantes de processos e já começa a incorporar o avanço digital nos projetos de melhoria contínua

Implantada oficialmente a partir de 2013 na unidade brasileira, a metodologia Lean Seis Sigma tem como princípio ajudar a alcançar o que toda organização deseja: atender seus clientes com qualidade, otimizando custos e tempo, além de reduzir fortemente o desperdício. Essa metodologia atualmente consagrada no mundo inteiro, começou a se expandir a partir da década 1980, com destaque para a eliminação de defeitos e melhoria contínua que resultaram nos elevados padrões de qualidade que hoje todos esperamos encontrar nos produtos e serviços.

Na Fabio Perini, identificar problemas como oportunidades e aprender a resolvê-los pelo sistema de gestão Lean Seis Sigma tem acelerado a evolução da empresa e conduzido os negócios ao sucesso. Thays Franceschi, especialista na metodologia, conta com orgulho que a “Fabio Perini tem em seu DNA a melhoria contínua”. Já a gerente industrial Rondinelia Soares de Souza destaca que “mensurar e monitorar os processos por meio de indicadores de performance são pilares importantes para o direcionamento das ações em busca da melhoria contínua”.

Na fábrica brasileira, localizada em Joinville (SC), já foram realizadas duas ondas de treinamento para disseminação da metodologia. A última resultou na implantação de oito projetos de grande impacto, obtendo-se um ganho de 103%. Esse percentual foi calculado com base na expectativa de ganho versus o resultado real dos mesmos. Neste ano de 2018 cerca de 40% dos colaboradores já estão envolvidos em novos projetos Green e Black Belt.

E a partir de agora, a visão da indústria digital já começa a guiar as propostas de melhorias que serão certificadas em novembro. Nesse sentido, destacam-se dois projetos de certificação Black Belt: Desenvolvimento de um novo sistema de rastreamento de materiais em estoque e Otimização na identificação dos melhores fornecedores de acordo com indicadores-chave de desempenho (KPIs). Isso reforça que a visão digital da Fabio Perini, além de diferenciar seus produtos e serviços, também reflete na inteligência dos processos internos.

“O Lean instrumentaliza a estratégia global da empresa em evoluir continuamente os processos com foco no cliente rumo à excelência em todos os aspectos e, agora, cada vez mais alicerçada pela visão de futuro do Digital Tissue”, afirma Dineo Silverio, presidente da Fabio Perini para a América do Sul.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.