fbpx
Fabio PeriniNotíciasTissue no Brasil

Fabio Perini traz grandes inovações na ABTCP 2018

Tecnologia de novíssima geração em suporte técnico remoto, ampliação do portfólio de produtos e robô articulado para paletização são destaques na principal feira do mercado brasileiro de tissue.

A participação da Fabio Perini na 51ª edição da feira ABTCP (Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel), de 23 a 25 de outubro de 2018 em São Paulo, traz uma série de inovações mundiais para atender diretamente aos mercados brasileiro e sul-americano.

Além de recursos superiores em máquinas inteligentes recém-lançadas globalmente, a Fabio Perini apresenta com exclusividade uma ampla plataforma digital de serviços e aplicações inteligentes. Integrando essa nova plataforma de soluções chamada WE-CARE, que reúne de forma completa os serviços de pós-venda e assistência técnica oferecidos pela Fabio Perini, o lançamento mais impressionante é o WEAREABLE GLASSES. Numa evolução do capacete lançado em 2016, com esse novo dispositivo agora em forma de óculos a empresa eleva seu suporte virtual para o topo da nova indústria 4.0, dentro do avançado conceito Digital Tissue.

Menor e mais leve, os óculos fornecem aos técnicos uma realidade aumentada que permite o compartilhamento e a visualização de imagem de maneira remota e interconectada para auxiliar na manutenção, retrofits e atualizações das linhas de produção. Vem agora também com configuração mais fácil e intuitiva e uma grande variedade de recursos aprimorados de suporte digital online. Assim os fabricantes de tissue ganham aumento de produtividade e, ao mesmo tempo, redução de custo, já que o técnico especializado não precisa mais viajar até a fábrica do cliente para descobrir a solução de determinado problema que muitas vezes pode ser resolvido pelo próprio operador. O dispositivo WEAREABLE GLASSES é fruto de uma parceria com a Daqri, empresa norte-americana líder em tecnologia de realidade aumentada (AR) para aplicação profissional.

Como parte do grupo europeu Körber, controlador da Fabio Perini, a empresa italiana MTC aproveita a feira como palco para apresentar pela primeira vez no Brasil seu portfólio de maquinário. Líder mundial no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de conversão para produção de papel tissue interfolhado, a MTC estende sua tecnologia ao parque fabril em Joinville (SC), disponibilizando a partir de 2019 completa infraestrutura de suporte para oferecer montagem de máquinas, peças de reposição e serviços técnicos da marca também na América do Sul.

Desde 1995 a MTC promove a evolução do mercado de tissue dobrado, introduzindo pioneiramente a tecnologia de dobra a vácuo, que oferece níveis superiores de eficiência. Entre os equipamentos apresentados nesta ABTCP, destacam-se quatro opções de linha. As interfolhadeiras da série ITF são bastante versáteis, produzindo qualquer tipo de produto, desde folha simples, até folha dupla, toalha de papel, papel higiênico e lenços de papel com alta capacidade de produção atingindo 220m/min. Já a multifolder Vizion destina-se à produção de toalhas de papel variando de três até seis painéis, que representam o exemplo mais interessante da excelência produtiva da MTC, com desempenho superior, chegando a atingir 400 m/min. O sistema patenteado de múltiplas dobras da MTC permite a produção de toalhas Z e W na mesma dobradeira com a troca de produto sem usar as mãos. Por sua vez, as máquinas da linha Revo trazem o conceito exclusivo de uma dobra e multidobras, usando somente uma via de alimentação de papel, com resultados impressionantes em termos de custos e redução das dimensões da linha de conversão. Por último, a série de guardanapeiras MTC foi desenvolvida para integração com máquinas de embalagem a fim de garantir a maior flexibilidade de produção do mercado, bem como minimizar espaços e custos de mão de obra.

E para fechar as inovações apresentadas na feira, a empresa Langhammer lança seu novo robô de braço articulado AR500 – uma tecnologia revolucionária, aliada ao sistema de programação Siemens, que facilita tremendamente a operação e manutenção das linhas de paletização. Com uma proposta de oferecer solução compacta para esta etapa final e igualmente chave do processo produtivo, o robô tem como principais vantagens a possibilidade de configuração flexível, rápida e fácil com grande variedade de pinças e operação precisa garantindo alta qualidade no processo. Além disso, ao combinar o robô de braço articulado AR500 com o sistema de manuseio de camada The Wave – tecnologia que também será apresentada na feira – a Langhammer possibilita o conceito coordenado, para um ambiente completo de fluxo de material.

A Fabio Perini convida você a conferir de perto todas essas inovações na feira ABTCP. Visite-nos no nosso estande de número 118!

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.