Notícias Tissue no Mundo

Fabio Perini lança Tissue Performance Center

A Fabio Perini continua a investir em inovação a serviço de seus clientes e lança o Tissue Performance Center com tecnologia Microsoft Azure

O lançamento do projeto Industry 4.0 da Fabio Perini durante o MIAC 2019, agita o mercado de fornecimento de equipamentos para produção de papel, Tissue: Graças a tecnologia da Microsoft e a consultoria da SofJam nasce uma central de controle inteligente, em condições de otimizar a produção, simplificar a gestão dos equipamentos e beneficiar a manutenção preventiva.

Lucca, 8 de outubro de 2019 – Durante o MIAC 2019, a 26° edição da mostra internacional da indústria da celulose, a  Fabio Perini S.p.A apresentou o novo Tissue Performance Center: um projeto inovador desenvolvido em parceria com a SoftJam, Gold Partner Microsoft há mais de 20 anos, utilizando os benefícios da plataforma virtual e as tecnologias Microsoft para analise dos dados.

O Tissue Performance Center è uma central de controle inovadora – com base em tecnologias Microsoft, Ambiente Virtual Azure, IoT, Machine Learning e Advanced Analytics – que permite o monitoramento continuo das máquinas da Fabio Perini, instaladas nas linhas de produção existentes em todo o mundo.

A solução tem como base uma arquitetura desenvolvida pela Fabio Perini, que permite conectar os equipamentos para o monitoramento de seu funcionamento em modo preciso e constante. Os dados registrados são armazenados no ambiente virtual Azure da Microsoft que, graças à potencia de seus computadores e a capacidade de expansão, oferece a possibilidade de acesso a um enorme volume de armazenamento.

Através das tecnologias Microsoft IoT, os dados são recolhidos, armazenados e transformados em informações úteis para o planejamento consciente das atividades; enquanto Power BI, a plataforma de analise e negócios da Microsoft, permite o fluxo de informações extremamente simples e intuitivo, também em modo remoto de qualquer dispositivo móvel.

Deste modo será possível consultar a qualquer momento, os dados relativos ao desempenho dos equipamentos conectados através de painéis de controle personalizados e projetados especificamente parar tornar o mais eficiente possível o fluxo de dados.

Além do desempenho produtivo, através da plataforma é possível identificar eventuais anomalias dos equipamentos: os algoritmos conseguem evidenciar discrepâncias entre os dados previstos e os enviados pelos equipamentos, como por exemplo o recebimento, nas últimas 6 horas de pelo menos 3 alarmes que geraram uma inatividade geral superior a 30 minutos.

Caso ocorram anomalias, os usuários recebem um alerta através de SMS ou e-mail, para que possam verificar a natureza destas e intervir imediatamente.

Os especialistas da Fabio Perini estão capacitados para identificar a melhor solução e assim aumentar a eficiência dos equipamentos dos clientes.

Fabio Perini, junto à SoftJam, planejou uma segunda fase do projeto Tissue Performance Center. O histórico de dados na plataforma será útil para o desenvolvimento de analises preventivas. Portanto, a solução trazida pela Advanced Data Analysis, terá não somente condições de registrar o comportamento padrão dos equipamentos e identificar qualquer anomalia, mas também de encontrar padrões em dados não correlatos e sugerir soluções.

Tissue Performance Center: um projeto inovador desenvolvido em parceria com a SoftJam, Gold Partner Microsoft há mais de 20 anos, utilizando os benefícios da plataforma virtual e as tecnologias Microsoft para analise dos dados.

A manutenção preventiva dos equipamentos, planejada com base em dados objetivos e analises avançadas, permitirá uma redução das paradas das linhas, garantindo uma maior eficiência produtiva destas.

Mario Zucca, Delivery Director da SoftJam, afirma que “Há muitos anos a SofJam se dedica ao setor de dados e AI, criando uma divisão exclusiva para este produto. Graças a parceria com a Microsoft, nos foi possível o confronto com alguns dos mais importantes projetos italianos no âmbito da plataforma Azure. Há muitos meses iniciamos a parceria com as principais universidades dedicadas ao campo do Machine Learning. Abraçamos imediatamente o desafio da Tissue Performance Center que nos foi apresentado pela Fabio Perini. Uma estratégia empresarial “data-oriented”, é com certeza vencedora seja no curto ou no médio prazo. A plataforma Azure, além disso, oferece instrumentos sempre mais evoluídos para enfrentar os complexos cenários que serão, cada vez mais frequentes, propostos pelos clientes. O desafio é árduo para os objetivos, para as tecnologias e para as pessoas que deverão dominar estes instrumentos e fornecer aos respectivos clientes soluções sempre mais inovadoras para serviços que muitas vezes, ainda deverão ser imaginados. SoftJam deseja apoiar a realidade de qualquer setor e dimensão neste percurso.

Estamos orgulhosos que uma empresa de excelência como a Fabio Perini S.p.A tenha escolhido as tecnologias Microsoft para empreender um ambicioso projeto de transformação digital, com objetivo de fundir 50 anos de historia e know how de última geração tecnológica, para otimizar a produção, simplificar a gestão dos equipamentos e potencializar a manutenção preventiva”, declara Fabio Santini, Diretor da Divisão One Commercial Partner & Small, Medium and Corporate da Microsoft Itália. “A Itália é atualmente a sétima potência em manufatura no mundo e as nossas empresas do setor devem agir rapidamente para manter o passo com a evolução tecnológica para enfrentar os desafios globais. Os parceiros tecnológicos como a SoftJam, tem a importante tarefa de ajudar as realidades do nosso País a compreender os benefícios da digitalização e do “ambiente virtual” e oferecer soluções altamente personalizadas para ajudar as empresas a crescer e inovar em mercados altamente competitivos.  

Antonio Mosca, Head of Digital Transformation da Fabio Perini: “Em um mercado assim complexo – que exige um ciclo continuo de inovações digitais – somente a criação de um ecossistema entre parceiros industriais, clientes e centros de pesquisa, é que garante o sucesso. Com a Microsoft, a SoftJam e a Universidade de Pisa, conseguimos construir uma equipe vencedora, para oferecer aos nossos clientes uma solução de ponta, que nos permite manter sob controle todos os parâmetros fundamentais do OEE (Overall Equipment Effectiveness) e extrair dos dados diagnósticos importantes – e em breve, através de aplicações das tecnologias de inteligência artificial aos dados recolhidos, também as estimativas e as preventivas – para melhorar continuamente o OEE”.