fbpx
Fabio PeriniNotíciasTissue no Brasil

Do plástico ao papel e bioplásticos: Fabio Perini e Casmatic tornam embalagens sustentáveis

Substituir a embalagem plástica por um novo material que combina papel e bioplástico. Isso é possível nos equipamentos Fabio Perini e Casmatic.

O plástico é o material mais utilizado no mundo das embalagens, mas sua utilização vem sendo limitada devido as recentes restrições da Comissão Europeia sobre produtos descartáveis, que gradualmente impactará o mundo de maneira geral. Em resposta a isso, a Fabio Perini desenvolveu uma solução de embalagem primária e secundária, ambientalmente correta, que pode ser facilmente adaptada aos sistemas atuais e aos equipamentos existentes. Ela proporciona eficiência de custo para os clientes da Fabio Perini e os ajuda a contribuir ativamente para a proteção do meio ambiente, acompanhando a evolução da tecnologia e produtividade.

Para alcançar isso, a Fabio Perini teve de identificar as alternativas mais adequadas em relação ao plástico para a embalagem primária. Este material precisava ser não só ecossustentável, reciclável e/ou compostável, mas também tão versátil como o polietileno em termos de alta disponibilidade, proteção de produto, opções de embalagem, possibilidade de impressão e resistência a fadiga mecânico do produto pela movimentação dos pacotes antes do seu uso final.

A Fabio Perini e uma empresa parceira conduziram inúmeros testes de materiais em equipamentos de embalagem de última geração como a CMW1000 e Carbon T, terminando por desenvolver um material inovador e totalmente ecológico que combina papel e bioplástico para atingir propriedades intercambiáveis como as do polietileno normal.

A nova Paper Packaging Solution [Solução de Embalagem de Papel] considera o fato de que o papel sozinho não é forte o suficiente e resistente à água para servir como embalagem primária, e que o bioplástico por si só não é economicamente viável para uso em escala industrial. A Paper Packaging Solution é um papel conjugado com Mater-Bi, um bioplástico totalmente ecológico que tem as mesmas propriedades dos polímeros plásticos, com os benefícios adicionais de ser reciclável, biodegradável e compostável.

Dois tipos de Paper Packaging Solution estão disponíveis: um papel de baixo peso, de 25 gm2, e um mais grosso, de 40 gm2. Ambos têm certificação FSC e são laminadas ou extrusadas com bioplásticos de espessura variando entre 7 e 9 micra, para garantir elevada soldabilidade e uma excelente barreira higroscópica de produto.

Além disso, os produtos Paper Packaging Solution estão disponíveis nas versões papel virgem e papel reciclado. O papel virgem 100% biodegradável traz a certificação “OK Compost”, apresentando as fibras bem unidas para fazer frente ao maior calor necessário para a fusão do bioplástico e perfeita selagem de embalagem, bem como para ser mais resistente. O papel 100% reciclável e compostável tem fibras mais soltas. O calor ultrapassa o substrato mais facilmente para produzir a selagem das embalagens, mas as fibras mais soltas afetam a resistência do material.

Os produtos Paper Packaging Solution são totalmente compatíveis com a última geração de equipamentos de embalagem Casmatic — como a Casmatic A6T, CMW1000 e a nova Carbon T — graças ao “kit bio-pack”. Este dispositivo inovador possibilita a seleção do tipo de material de embalagem pelo painel de controle e o equipamento de embalagem Casmatic ajusta automaticamente vários parâmetros, incluindo temperatura e tempo necessários para selar perfeitamente as embalagens de acordo com a composição da embalagem.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.