fbpx
Fabio PeriniNotíciasTissue no Brasil

“Crise trouxe desafios e oportunidades”, diz presidente da Fabio Perini Brasil

Dineo comentou suas percepções para o atual e o futuro cenário do mercado de papel tissue e como a companhia foi afetada pela pandemia

O presidente da Fabio Perini Brasil, Dineo Silvério, foi um dos participantes do quarto Painel Tissue Online, que teve como tema: Uma análise do cenário atual e as perspectivas de investimento do mercado de papel tissue.

Na oportunidade, Dineo comentou como está enxergando o atual cenário do mercado de papel tissue no Brasil, como a Fabio Perini foi afetada com a chegada da crise em virtude da pandemia do coronavírus e quais suas expectativas para o mercado e os planos de negócios após a pandemia.

Ele iniciou enumerando as mudanças que acompanhou no segmento de tissue. “Como os diversos setores, nosso setor de tissue de uma certa forma também foi impactado pela pandemia. A gente vinha numa crescente procura por investimento no setor no final do ano passado e, no começo desse ano, tivemos essa procura momentânea pelo consumo de papel higiênico, o pessoal procurando estocar em casa, isso foi sentido até pelos nossos clientes, os produtores de papel, despontou no mês de março e abril, mas logo depois teve uma queda. Nós tivemos as mudanças do hábito de consumo, hábito de higiene, que foi intensificado devido às medidas de proteção; também observamos na América Latina como um todo que houve um aumento de produção de papel higiênico, aumento da utilização dos nossos equipamentos, nós detectamos isso pela maior procura de manutenção tanto no Brasil quanto fora. O lado ruim disso é o câmbio, os produtores de papel, em geral, tiveram um aumento significativo na sua base de preço e eles não conseguiram passar isso adiante, então, também houve um decréscimo no poder de investimento desse cliente”, pontuou.

Agora, Dineo acredita que a demanda esteja se normalizando, mas, nos próximos meses, esse aumento pode perdurar e levar à procura por novos projetos. “Acreditamos que isso vai se intensificar, o próprio fabricante de tissue está com receio de que isso que está acontecendo vai perdurar. Se perdurar, nós teremos um reflexo muito positivo no mercado de tissue, que terá seus produtos valorizados por esse aumento da procura e nós teremos um cenário de tissue mais forte para os próximos anos”, defendeu.

Para a Fabio Perini, no auge da pandemia, foi preciso contornar os efeitos das variações cambiais, já que os equipamentos da empresa possuem matéria-prima importada, além do desafio do atendimento dos clientes a distância. No entanto, a crise trouxe boas oportunidades. “Nós encontramos vários desafios e algumas dessas situações a gente transformou em oportunidades. A Fabio Perini montou todo um centro de excelência disponível para os clientes para gente poder fazer esse apoio remoto que chamamos de TPC (Tissue Performance Center), para que os nossos especialistas pudessem dar apoio por meio de análise de dados. Hoje, nós conseguimos monitorar as linhas que estão em produção e até advertir o cliente do que está acontecendo na linha dele, de forma a garantir um desempenho de produção, inclusive, garantir eficiência de máquina e tudo mais. Outra [oportunidade] foi que a Perini tem um portfólio de equipamento muito grande, então, acabamos podendo atender o mercado de uma forma bastante ampla”, acrescentou.

O presidente da companhia também relembrou o lançamento de outra solução, o My Face Roll, a “máscara em rolo”. “É um dispositivo que você consegue colocar nas próprias linhas existentes, não precisa fazer um investimento extremamente elevado, é um projeto inovador uma resposta da Perini a essa necessidade, então é só colocar em um rolo que ele se transforma em uma máscara e você tem um produto diferenciado”, observou.

Por fim, Dineo compartilhou suas expectativas para o mercado após a pandemia. “Minha expectativa é positiva, eu acho que o mercado vai sair mais forte do que isso. A economia vai se retomar, talvez não agora, nesse próximo semestre, mas no começo do ano que vem, e logo veremos anúncios de investimento sendo realizados no setor”, concluiu.

Confira na íntegra o Painel Tissue Online com o tema: Uma análise do cenário atual e as perspectivas de investimento do mercado de papel tissue:

“Crise trouxe desafios e oportunidades” diz presidente da Fabio Perini Brasil

“Crise trouxe desafios e oportunidades” diz presidente da Fabio Perini Brasil

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.