Brasil está entre os países mais bem-informados sobre menopausa, mas assunto ainda é tabu
Estudo da Essity revela que uma em cada cinco mulheres já passou por algum tipo de constrangimento em público por causa dos sintomas da menopausa
Uma em cada cinco mulheres já passou por algum tipo de constrangimento em público por causa dos sintomas da menopausa ou se sentiu menos produtiva durante esse período. É o que revela a recente Pesquisa Global de Higiene e Saúde 2022, realizada bianualmente pela Essity, que escutou mais de 15 mil pessoas, com idade entre 16 e 85 anos, em 15 mercados.
O objetivo do estudo era entender a visão dos consumidores em diversas partes do mundo sobre tópicos que ainda são considerados tabus, como incontinência urinária, menstruação e menopausa.
Quando questionados sobre o nível de conhecimento sobre esses temas, 64% dos brasileiros revelaram ter um bom conhecimento sobre menstruação e 48% sobre menopausa, o que colocou o país entre os cinco mais bem-informados, junto com a Índia, Colômbia, México e África do Sul, e acima da média global.
Apesar disso, ainda há uma grande discrepância de conhecimento entre homens e mulheres quando se trata de cuidados femininos. 86% das mulheres se sentem bem-informadas sobre menstruação ante 42% dos homens. Com relação à menopausa, 58% das mulheres conhecem sobre o assunto, frente a 37% dos homens.
E, mesmo com esse conhecimento acima da média, esses assuntos ainda provocam desconforto. A pesquisa mostrou que os brasileiros são mais propensos, do que a média global, a evitar falar sobre menstruação. O Brasil aparece com 16%, enquanto a média global está em 13%. Os indianos são os que mais evitam falar, seguidos pelos americanos. Já quando o tema é menopausa, o índice cai para 9%, liderado pela China, com 19%, seguida por Índia e Austrália, ambas com 14%.
“Essa pesquisa faz parte de um grande esforço da Essity em romper barreiras pelo bem-estar, desmistificando tabus ainda presentes na sociedade. Entender a percepção dos consumidores ao redor do mundo nos possibilita trazer soluções e produtos para as necessidades diárias em higiene e saúde, claro, mas nos faz ir além, promovendo discussões sobre esses temas, incluindo menopausa, que, sendo bem aclarados, podem impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, comentou Victor Hernández Albiter, vice-presidente de Vendas e Marketing da Essity para América do Sul.
Vale lembrar que, recentemente, a Essity lançou uma nova área de produtos e uma nova marca, a “Issviva”, voltada para mulheres para na menopausa – com o objetivo de conscientizar e quebrar o tabu em torno dessa transição que milhões de mulheres vivenciam em todo o mundo.