Vendas da Essity superam SEK 34 bilhões no primeiro trimestre de 2022
No intervalo, as vendas líquidas aumentaram 24,6%; empresa pretende continuar implementando aumentos de preços para melhorar a lucratividade
A empresa de higiene e saúde Essity publicou seu relatório provisório referente ao primeiro trimestre de 2022. Os dados são de 1º de janeiro a 31 de março de 2022, em comparação com o período correspondente do ano anterior.
Nos três primeiros meses deste ano, as vendas líquidas aumentaram 24,6%, para aproximadamente SEK 34,3 bilhões. O crescimento de vendas, incluindo crescimento orgânico de vendas e aquisições, foi de 17,3%. Em linha com a estratégia de crescimento em produtos de limpeza em Higiene Professional, a Essity adquiriu a empresa americana Legacy Converting durante o período.
O crescimento orgânico das vendas foi de 14,6%, sendo 7,2% de volume e 7,4% de preço/mix. Todas as áreas de negócios apresentaram alto crescimento orgânico de vendas. Muitos países aliviaram as restrições da pandemia de Covid-19, o que levou rapidamente ao aumento da demanda pelas principais soluções de higiene e saúde.
“Implementamos aumentos de preços significativos e novos aumentos serão realizados nos próximos trimestres. Além disso, negociamos aumentos de preços com clientes na Europa para compensar o aumento drástico nos custos de energia”, comentou o CEO da Essity, Magnus Growth.
“Nós continuamos a investir em inovação e aumentar o valor agregado para o consumidor, o que resultou no aumento de nossa participação de mercado em 55% das vendas da nossa marca no varejo nos últimos 12 meses, apesar dos aumentos significativos de preços. A tendência positiva também se manteve nas vendas do e-commerce, com crescimento orgânico de 12,6%”, acrescentou o executivo.
As vendas de e-commerce totalizaram aproximadamente SEK 4,5 bilhões no primeiro trimestre, correspondendo a cerca de 13% das vendas líquidas.
O Ebita ajustado totalizou SEK 2.826 milhões, uma redução de 22% em comparação com o período correspondente de 2021. Os custos de matéria-prima, energia e distribuição continuaram a aumentar no primeiro trimestre, impactando negativamente a margem Ebita ajustada em 12,1 pontos percentuais. A companhia compensou grande parte disso por meio de volumes mais altos, preços de venda mais altos, melhor mix e economia de custos. A margem Ebita ajustada caiu 4,9 pontos percentuais para 8,2%. A economia de custos contínua foi de SEK 34 milhões.
“Continuamos melhorando a eficiência de nossas instalações produtivas, trabalhando com racionalizações de materiais e digitalizando processos. No entanto, o aumento da inflação teve um impacto negativo na redução de custos”, declarou Growth.
Os custos de vendas e marketing foram maiores durante o trimestre, mas diminuíram como participação nas vendas líquidas. O retorno ajustado sobre o capital empregado foi de 9,0%. O lucro ajustado por ação foi de SEK 2,72. O fluxo de caixa das operações atuais aumentou para SEK 1.070 milhões.
As condições da Essity para realizar negócios na Rússia pioraram. Como resultado, os ativos da empresa na Rússia foram prejudicados em aproximadamente SEK 1,4 bilhão. Além disso, foram iniciados os trabalhos para sair do mercado russo. Em 2021, as vendas líquidas da Essity na Rússia totalizaram aproximadamente SEK 2,8 bilhões, correspondendo a cerca de 2% do total de vendas líquidas consolidadas em 2021.
“Nosso trabalho para fortalecer a empresa por meio da inovação, marcas líderes e melhorias de eficiência continua. No curto prazo, no entanto, nossa maior prioridade é continuar implementando aumentos de preços significativos para melhorar a lucratividade”, concluiu o CEO da Essity.
A Essity foi incluída no Anuário de Sustentabilidade 2022 da S&P Global. Em sua análise de mais de 7.000 empresas, a companhia de higiene foi classificada entre as 150 mais sustentáveis. Durante o trimestre, também foi reconhecida pelo CDP pelo engajamento de seus fornecedores no combate às mudanças climáticas.