Navigator conclui aquisição da Gomà-Camps
Com a concretização da operação, a companhia torna-se o segundo principal player do mercado ibérico de tissue
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A Navigator, uma das maiores fabricantes de tissue de Portugal, concretizou a aquisição da totalidade das ações da Gomà-Camps Consumer (GC Consumer) e da sociedade de direito francês Gomà-Camps France SAS, que passa a ser chamada “GC Consumer”.
Até a formalização da transação, elas eram pertencentes ao Grupo Gomà-Camps, um dos mais antigos e prestigiados grupos empresariais familiares espanhóis, com mais de 260 anos atuando na produção de papel.
A aquisição do negócio, anunciada em fevereiro pela companhia, faz parte do plano de crescimento e diversificação do Grupo Navigator, reforçando sua posição estratégica no mercado ibérico de tissue e tornando-a o segundo maior player do setor, com capacidade de produzir 165 mil toneladas anualmente.
Ao concluir a aquisição, a companhia aumenta a capacidade produtiva de tissue existente em Aveiro e Vila Velha de Ródão, com a unidade fabril de Ejea de los Caballeros, nas imediações de Saragoça, que aporta mais 35 mil toneladas de produção de papel e até 60 mil toneladas de produtos acabados.
A companhia começou no negócio de tissue em 2015, com a aquisição da empresa MAS, em Vila Velha de Ródão, unidade que dispõe atualmente de uma capacidade de produção anual de 60 mil toneladas. E, em 2018, deu mais um passo com a construção do complexo industrial de tissue em Aveiro – com capacidade de 70 mil toneladas anuais – interligado à fábrica de celulose da Navigator.
A geolocalização da unidade fabril espanhola contribuiu para uma gestão mais otimizada da carteira de clientes ibéricos e permitiu também ganhar proximidade com os mercados europeus fora da Ibéria, potencializando a exploração de novos negócios na Espanha e na França, por meio do fornecimento das grandes cadeias de varejo alimentar.
Com isso, o grupo reforça sua diversificação de mercados e clientes, que passarão a contar com um portfólio mais completo de produtos. Segundo a companhia, a operação permite também a integração do talento, experiência, métodos de trabalho e excelência na execução dos 151 profissionais da unidade da GC Consumer, garantindo-lhes o acesso a acesso a novas oportunidades de desenvolvimento profissional.
NOVO CICLO DE CRESCIMENTO
A integração da nova fábrica contribuirá para acelerar o crescimento da Navigator no segmento do tissue, que será a segunda área com maior peso em termos de volume de negócio dentro da companhia, à frente das vendas de energia renovável, celulose e packaging.
A estimativa da companhia é atingir cerca de € 300 milhões de vendas consolidadas, provenientes de papéis tissue de alta qualidade, beneficiando- se das vantagens e da competitividade que o desenvolvimento de uma atividade verticalmente integrada pode proporcionar.
INOVAÇÕES E RECONHECIMENTO
Além disso, com a operação, será possível focar em inovação nos processos e produtos um dos pilares fundamentais da empresa, por meio do qual frequentemente são lançadas novas soluções adaptadas às mais novas tendências de mercado.
Exemplos disso são o papel higiênico Amoos Air Sense, o primeiro a ser lançado no mercado ibérico com cápsulas de perfume incorporadas que permitem uma duração maior da fragrância – o que rendeu à Navigator a conquista do Prêmio Cinco Estrelas – e a nova toalha de cozinha Amoos Calorie Control, que conta com “pérolas” criadas por tecnologia de gofragem especial, resultando num papel especialmente eficaz na absorção de líquidos e gorduras de alimentos recém-fritos.