Essity divulga balanço do primeiro semestre
A empresa ainda fez um levantamento dos resultados e movimentos de mercado realizados no segundo trimestre de 2023

A multinacional sueca Essity divulgou seus resultados financeiros do primeiro semestre de 2023. Segundo a empresa, na comparação anual, as vendas líquidas aumentaram 20,2%, para SEK 86.856 milhões. O crescimento de vendas, incluindo crescimento orgânico de vendas e aquisições, foi de 12,8%, dos quais o volume representou -3,1%, enquanto o preço/mix representou 14,6% e as aquisições 1,3%.
O lucro operacional antes da amortização de ativos intangíveis relacionados à aquisição (Ebita) aumentou 101%, para SEK 8.660 milhões, na comparação anual. Nessa linha, o Ebita ajustado aumentou 51%, para SEK 9.059 milhões e a margem Ebita ajustada aumentou 2,1 pontos percentuais para 10,4%.
Já o lucro do período aumentou 139% para SEK 5.254 milhões, enquanto o fluxo de caixa das operações atuais totalizou SEK 1.264 milhões. O retorno sobre o capital empregado aumentou para 10,8% e o retorno ajustado sobre o capital empregado para 11,4%.
Considerando apenas o segundo trimestre, as vendas líquidas aumentaram 15,8% e o crescimento das vendas, incluindo crescimento orgânico das vendas e aquisições, totalizou 8,7%. Os preços de venda foram mais altos e o mix de produtos foi melhor.
Segundo a companhia, os volumes mais baixos no trimestre são resultado, principalmente, do foco na melhoria da margem, que tem como consequência a saída de certos volumes com lucratividade insatisfatória.
Nesse sentido, o Ebita ajustado aumentou 49% e a margem Ebita ajustada em 2,4 pontos percentuais para 10,7%. A margem foi impactada positivamente por preços de venda mais altos, melhor mix e economia de custos. O lucro por ação aumentou para SEK 3,53.
“A Essity teve um bom desempenho no segundo trimestre, com crescimento contínuo das vendas e margens mais altas. Estamos seguindo nosso plano de atingir nossa meta de retorno sobre o capital empregado acima de 17% até 2025”, comentou o presidente e CEO Magnus Groth.
De acordo com a companhia, sua saída do mercado russo já foi completamente concluída e sua atual revisão estratégica de propriedade da Vinda e do negócio de papel tissue de marca própria para consumo na Europa está procedendo de acordo com o planejado.
“Durante o trimestre, foram lançadas inovações em todas as áreas de negócios que fortalecem nossa oferta para clientes e consumidores e reduzem nosso impacto ambiental. Nossas duas marcas líderes, Tork e Libresse, lançaram o dispensador Tork Period Care, que oferece produtos de cuidados femininos em banheiros públicos. Nós continuamos a construir nossa posição de liderança global em vestuário à prova de vazamentos e expandimos nossa oferta na América Latina com absorventes reutilizáveis sob as marcas Saba e Nosotras. Nosso trabalho de sustentabilidade foi reconhecido quando recebemos mais uma vez a medalha Platinum da EcoVadis”, acrescentou o executivo.