CeluloseNotícias

Caso Eldorado: acusado de parcialidade, árbitro renuncia ao processo

Em longa carta, o advogado Anderson Schereiber se defendeu das acusações feitas pela J&F, mas pediu para deixar o caso

No sábado, 14, o advogado Anderson Schereiber renunciou ao processo arbitral envolvendo a J&F Investimentos e a Paper Excellence (PE) pelo comando do Eldorado Celulose. Acusado pela J&F de parcialidade, Schereiber escreveu uma carta de 40 páginas enviada à Corte Internacional de Arbitragem da CCI se defendendo das alegações, mas pediu para deixar o caso.

Anderson teria omitido ao tribunal arbitral que trabalhou fisicamente em um mesmo escritório da banca Stocche Forbes, que advogava para a PE, e também teria trabalhado em casos junto com o escritório. A J&F, holding dos irmãos Batista, perdeu o controle da fabricante de celulose em um processo no tribunal arbitral e, na tentativa de anular a decisão na Justiça, passou a questionar a parcialidade do árbitro.

Na longa carta, Schereiber levanta dúvidas sobre o fato de a J&F ter feito questionamentos somente depois de ter pedido a causa, apesar de ter tido outras oportunidades. Ele diz, ainda, que o uso do mesmo andar em um prédio de escritórios consistia apenas em contratos de locação feitos entre a banca que trabalhava à época e a outra banca que antecedeu a sociedade do Stocche Forbes. Os contratos de aluguel teriam se encerrado dois anos antes dele se tornar árbitro do caso. Anderson também afirma nunca ter trabalhado em casos com o escritório.

Apesar da renúncia do árbitro não significar mudança na sentença arbitral, a atitude deixou o mercado em polvorosa, pois pode influenciar o Judiciário que analisa o imbróglio a anular a decisão. No momento, a decisão arbitral está suspensa por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo e o caso poderá continuar se arrastando por anos.

A PE tem mais de R$ 7 bilhões depositados em uma conta para concretizar o negócio que fechou com a J&F sem, no entanto, conseguir assumir a Eldorado. O caso já envolveu diversas polemicas e foi parar na polícia após trocas de acusações de espionagem e hackeamento.

Fonte
Veja
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo