NotíciasTissue no Brasil

Oscilação de chuveiro de alta pressão: mais que uma recomendação, uma obrigatoriedade

Procedimento contribui para uma cobertura uniforme e previne potenciais danos à vestimenta causados pelos jatos de alta pressão

Pode não ser uma obrigatoriedade de verdade, mas a oscilação de chuveiros de alta pressão para limpeza e condicionamento contribui para uma cobertura uniforme e previne potenciais danos à vestimenta causados pelos jatos de alta pressão.

A OSCILAÇÃO DOS CHUVEIROS É MESMO TÃO IMPORTANTE?

A resposta simples é sim e existem várias razões do porquê. Ao considerar um chuveiro com diversos bicos, a oscilação é importante para a distribuição uniforme da energia dos jatos na direção transversal da máquina.

A primeira razão de oscilar um chuveiro é corrigir imperfeições na geometria de jato dos bicos. Por exemplo, a distribuição de vazão de todos os bicos pode variar de 1% a 4%. A geometria de jato também depende da pressão, desgaste do orifício do bico e contaminação da água. Essas imperfeições podem causar faixas, que ocorrem quando a água se concentra em uma ou várias áreas especificas da vestimenta. Isso faz com que o perfil de umidade da folha varie na direção transversal da máquina. Razões adicionais para oscilar um chuveiro são: reduzir as imperfeições da superfície da folha, estender a vida útil das vestimentas e limpar as vestimentas, de maneira a contribuir com a melhora de drenagem e desempenho geral nas seções de formação, prensagem e secagem da máquina.

O sincronismo de velocidade de oscilação é primordial e tem um grande impacto nos resultados da limpeza dos chuveiros. Um oscilador está sincronizado quando a sua velocidade está relacionada à velocidade da máquina. Isso significa que o oscilador se move transversalmente o equivalente ao diâmetro do orifício do bico por revolução da vestimenta.

Um oscilador não sincronizado, como representado na imagem à direita, pode causar limpeza irregular da vestimenta e faixas de umidade na folha. Um oscilador com mínimo tempo permanência (dwell time) pode ajudar a prevenir esses problemas.

A seguinte equação deve ser utilizada para garantir a velocidade adequada de oscilação:

Velocidade de oscilação =
(Velocidade da máquina X Diâmetro do orifício do bico)
Perímetro da vestimenta

Esta equação calcula a velocidade necessária do oscilador, avançando os bicos o equivalente ao diâmetro de seu orifício ou revolução da vestimenta, proporcionando, assim, uma cobertura uniforme.

O comprimento do curso de oscilação é outro atributo importante do sistema de chuveiro.

O curso do oscilador é a distância que o chuveiro se move na direção transversal à máquina e depende da aplicação. Se o comprimento do curso do oscilador não for projetado corretamente, o chuveiro não limpará ou aplicará o volume correto de água com eficácia. Uma aplicação pode exigir cobertura única ou dupla dos bicos e assim por diante.

O curso do oscilador deve ser calculado usando a seguinte fórmula:

Comprimento do curso do oscilador =
Cobertura X Espaçamento entre bicos

Para conferir o catálogo de bicos, Osciladores Eletromecânicos e Chuveiros de Limpeza e Condicionamento de Vestimentas da Kadant, acesse os links abaixo:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo