O desafio das manufatureiras com o meio ambiente: serem sustentáveis de verdade
Entendendo sua responsabilidade ambiental, a BN Papéis segue apostando em inovação e sustentabilidade

Assunto em alta na mídia mundial, a sustentabilidade não pode estar pautada somente em preservar e recuperar o meio ambiente, tampouco consistir em eventos de marketing que muitas vezes não condizem com a realidade. A BN Papéis acredita que é preciso ser responsável de verdade, por completo.
De acordo com o mestre José Carlos Teixeira Moreira, fundador da Escola de Marketing Industrial, o produto perfeito tem que ter três principais atributos: “Acessível, Útil e Belo”.
A partir deste aprendizado, a BN Papéis começou a enxergar seus produtos com olhar especial, não somente pela garantia da qualidade quanto às especificações técnicas, mas como um todo. “Entendemos que a apresentação do produto tem um valor substancial que até então não havíamos enxergado, passamos a valorizar a embalagem tanto quanto seu conteúdo. Nesse contexto, identificamos as nossas principais deficiências e corremos atrás para corrigi-las num ciclo interminável de ‘PDCA’”, explica Nilson Zanella, gestor comercial-administrativo da empresa.
O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
A BN Papéis, como o próprio nome sugere, é uma fabricante de papel, com 20 anos de história, localizada em Benedito Novo (SC), que sempre se preocupou muito com o meio em que atua. Certificada na ISO 14001:2015 desde 2011, quando ainda era a versão 14001:2004, a papeleira tem sido destaque nesse quesito em na sua região. Após ter incluído no seu planejamento estratégico o objetivo de reforçar o valor Inovação, formalizou e estruturou o departamento de P&D e, nos últimos meses, tem atuado mais formalmente como empresa desenvolvedora e inovadora.
Inovar, olhando e respeitando os demais valores da empresa (Respeito e Resultado), não é uma tarefa fácil, mas que tem sido cumprida à risca pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da BN Papéis. As inúmeras ideias de inovação expostas, sejam de produtos ou de processos, são rigorosamente avaliadas sob a ótica dos valores da empresa (Respeito, Inovação, Resultado) e, caso firam algum desses princípios, são redirecionadas, aprimoradas e algumas vezes abortadas.
A BN Papéis entende que sua responsabilidade de manufaturar e fornecer produtos é muito grande, especialmente considerando a possibilidade de o produto, algum de seus insumos ou itens da embalagem agredirem as pessoas ou o meio ambiente. “Em função disso, desenvolvemos pensando com o ‘foco do cliente’, outro aprendizado que tivemos com a Escola de Marketing Industrial. Ter o foco do cliente é desenvolver sentado na cadeira do cliente, no caso do B2C (Business to Consumer – Negócio para o Consumidor), que é uma parte de negócios que estamos incrementando e, ainda assim, atendendo de forma sustentável”, completa Nilson.
Nessa área de negócios (B2C), a relevância da embalagem se torna ainda maior. “O caminho até chegar no consumidor é maior e, além da preocupação com a proteção do produto, mantemos o compromisso de que essa embalagem não prejudique o meio ambiente. Sabemos que culturalmente ainda não estamos tão habituados a separar as embalagens por classe, para que possam ser destinadas corretamente. Então, todos os produtos da BN Papéis caminham para que, em eventual descarte incorreto, ela não prejudique o meio ambiente, porque é biodegradável e compostável. Caminhamos aceleradamente nesse sentido; nosso trabalho é duro para poder anunciar aos quatro ventos: ‘Somos sustentáveis de verdade’”, finaliza o executivo.