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Questões ambientais: Uma preocupação global na indústria tissue?

No mercado alemão, várias questões ambientais são uma constante, enquanto em muitos mercados emergentes sua importância ainda é baixa.

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As questões ambientais continuam a ganhar importância em todo o mundo, mas ainda há diferenças com o nível de interesse nos vários mercados. Na Europa, especialmente na Alemanha, estas questões são mais próximas, enquanto que em mercados emergentes, o custo e questões de rentabilidade chegam antes de quaisquer preocupações de sustentabilidade ou ambientais. Quando o mercado é maduro, existe também uma forte necessidade para a diferenciação com base em atributos ambientais em relação aos mercados fortemente em crescimento, onde a demanda é baseada em preencher uma necessidade básica.

O Oriente Médio e o Norte da África, em termos relativos, são os mercados de crescimento mais rápido de Tissue, a nível global. Nestes mercados, as questões ambientais e de sustentabilidade são, ainda hoje, muito deficientes, quando comparados com áreas como a Europa. Estas questões estão tomando seu lugar, mas os mercados ainda não são afetados por essas preocupações. A energia na maioria dos países é extremamente barata. Ninguém pensa em substituir combustíveis fósseis, principalmente como resultado do impacto econômico e disponibilidade, e não como uma preocupação ambiental.

Na Ásia, o foco também está afiando, mas tais temas são novamente diferentes e a consciência também está claramente em um nível inferior.

Empresas de tissue responsáveis estabeleceram altos padrões ambientais na Europa

As empresas de tissue têm problemas de sustentabilidade elevados em suas agendas. Tal como acontece com as empresas SCA e Sofidel, muitas empresas criaram programas para toda a companhia e estão muito avançados em suas políticas ambientais. Essas empresas também são muito respeitadas e confiáveis por seus clientes e outras partes interessadas nesta preocupação.

Partes interessadas ambientais incluem empresas de tissue, ambientalistas / organizações não-governamentais (ONGs), redes varejistas, governos, instituições e outros compradores públicos, bem como consumidores finais que podem ser empresas ou compradores individuais. Solicitações ambientais são muito mais impulsionadas por varejistas, ONGs e investidores institucionais que pelos consumidores finais.

Certificações ambientais de terceiros e etiquetas de endereço frequentemente vários atributos ambientais

Certificações ambientais de terceiros e os rótulos são comumente usados ??como ferramentas de marketing e auxiliares para os fornecedores para fazer o desempenho ambiental afirmarem algum nível credível. Eles também são muitas vezes os requisitos ‘padrão’ estabelecidos pelos compradores.

Certificados ambientais respeitados para os produtos Tissue, muitas vezes abordam vários atributos ambientais. Os rótulos ecológicos são muitas vezes nacionais ou sub-regionais, como o Green Seal e EgoLogo na América do Norte, Ângulo Azul na Alemanha, Nordic Swan na Escandinávia, EU Flower na Itália, França, Portugal e Bélgica, e também o rótulo WWF pode ser usado em mercados desenvolvidos fazendo alegações credíveis sobre sustentabilidade e requer olhar para além de um problema, por exemplo, a questão da certificação florestal. As principais questões enfatizadas nos mercados desenvolvidos incluem:

– Impactos sobre a mudança climática; o papel das emissões de gases de efeito estufa a partir de operações

– Os recursos florestais, origem da fibra, a certificação florestal

– A utilização dos recursos de água doce

– Qualidade e tratamento de efluentes

– Uso de produtos químicos e de toxicidade

Resumo

As questões ambientais estão se tornando cada vez mais importante para as empresas de Tissue no mundo todo. Em alguns mercados, por exemplo a Alemanha, a conformidade com as regulamentações ambientais e uma reputação impecável “verde” são constantes, enquanto que nos mercados emergentes o significado dessas questões ainda é consideravelmente menor.

As questões locais são muitas vezes o mais interessante; no Oriente Médio, o uso de energia relativamente barata é menos interessante do que o uso dos escassos recursos de água doce.

Certificações ambientais de terceiros e os rótulos são comumente usados ??como ferramentas de marketing e auxiliares para os fornecedores para fazer o desempenho ambiental serem credíveis. Em algumas regiões, estas são muitas vezes requisitos ‘padrão’ estabelecidos pelos compradores.

Na China, a consciência ambiental ainda está em fase emergente. Mais visível parece ser a comercialização de produtos não-madeireiros locais.

Ao melhorar a tecnologia e chegar economicamente viável, o bambu e palha de trigo são produtos crus produzidos em fábricas com recuperação química suficiente para poderem ser chamados realmente de “natural” e sustentável.

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Tissue World Magazine