Libresse lança campanha para falar dos distúrbios do sono durante a menstruação
A marca criou o termo “Periodsomnia” para debater e trazer luz a problemas que muitas mulheres experienciam durante seus períodos menstruais

Libresse, marca de cuidados femininos da Essity, está lançando sua nova campanha digital, #Periodsomnia. A peça se baseia em um estudo que revela que, em média, as mulheres perdem cinco meses de sono ao longo da vida devido ao desconforto, ansiedade e medo durante as noites em que estão menstruadas.
A pesquisa, realizada pela marca, ouviu mais de 10.000 mulheres, em 11 países, e mostra que:
- 62% têm um sono de pior qualidade durante seus períodos menstruais;
- 33% lutam para dormir por conta da ansiedade em relação à possibilidade de vazamento do absorvente, o que pode levar a manchas nos lençóis e pijamas, por exemplo – evidenciando o estigma que ainda existe em torno do sangue menstrual;
- 62% não gostam de ficar na casa de outras pessoas ou saírem de férias durante o ciclo menstrual;
- Um quinto das mulheres (18%) prefere perder um encontro a enfrentar alguém vendo uma mancha em seus pijamas ou lençóis.
Com a campanha, Libresse quis ir além dos clichês para mostrar distúrbios do sono que incluem pesadelos, agitação e dificuldades para dormir, trazendo uma campanha disruptiva e realista sobre a menstruação. Nesse sentido, criou o termo “Periodsomnia” para debater e trazer luz a problemas que são mais comuns do que se imagina.
“Há muito mais sobre a menstruação do que revelamos, por Desconhecimento de que são experiências naturais e comuns a todas as mulheres, por vergonha, tabu e preconceito. Precisamos avançar nessa compreensão de que menstruar é normal, tem características próprias que envolvem sangue, cheiro, às vezes dor, altera o humor, traz ansiedade e, para muitas de nós, provoca insônia”, diz Priscila Ramos, gerente de marketing da Libresse no Brasil.
Confira a campanha: