Grupo WEPA inicia nova máquina de papel e duplica capacidade de produção no Reino Unido
A nova máquina tem capacidade de produção de 70.000 toneladas de tissue por ano e foi projetada para fabricar produtos de higiene a partir de fibras virgens e recicladas
O Grupo WEPA colocou em operação uma nova máquina de papel em sua planta galesa em Bridgend, dobrando assim sua capacidade de produção para o mercado britânico. O papel produzido é convertido em papel higiênico e de cozinha para o mercado de consumo do Reino Unido, no qual a WEPA tem papel de destaque.
A nova máquina de papel tem capacidade produtiva de 70.000 toneladas de papel tissue por ano e foi projetada para fabricar produtos de higiene a partir de fibras virgens, bem como 100% de fibras recicladas.
Com sua alta eficiência energética, a nova máquina de tissue da fabricante Valmet também contribui significativamente para reduzir as emissões de CO2 e o uso de água – o que economiza recursos e otimiza as estruturas de custos. A nova máquina de papel é tecnicamente de última geração e foi projetada para produzir a mais alta qualidade em termos de maciez, resistência e absorção.
O projeto de investimento inclui novos prédios para alojar os equipamentos de preparação de massa e a nova máquina de papel. Paralelamente, vários projetos de conversão foram executados, incluindo uma nova linha de produtos de papel higiênico locionados e perfumados.
Martin Krengel, CEO do Grupo WEPA, comenta: “Com o maior investimento individual na história do Grupo WEPA, estamos fortalecendo ainda mais nossa reivindicação em liderança em tecnologia e liderança de mercado para papéis higiênicos sustentáveis”.
O Reino Unido é um mercado em crescimento significativo para a WEPA. “Para nós, é importante promover a orientação para o mercado e produzir para nossos clientes do Reino Unido em seu próprio país. O investimento na Bridgend é um investimento no futuro e nossa parceria de longo prazo com o cliente. Isso fortalece nossa posição no mercado do Reino Unido com os mais altos padrões de referência em sustentabilidade e qualidade do produto e, como parte do projeto, criamos mais de 50 novos empregos”, completa o CEO.
Após o novo investimento gerar mais de 50 novos empregos no local, a força de trabalho na planta galesa da WEPA agora é de 325 pessoas.
A unidade de Bridgend faz parte do Grupo WEPA desde 2013 – inicialmente como uma joint venture, antes de ser totalmente adquirida em 2018. Com este investimento, o Grupo WEPA fortalece sua capacidade competitiva como um dos três maiores fabricantes europeus no mercado de papel higiênico. Com um total de 22 máquinas de papel, o grupo tem capacidade produtiva de aproximadamente 850 mil toneladas por ano.