NotíciasPapéis EspeciaisVoith

Experiência e confiança contribuem para contratação da Voith em reforma na Oji Papéis Especiais

Multinacional alemã é selecionada para projeto de expansão da papeleira em Piracicaba

A Voith Paper, líder mundial no fornecimento de soluções estratégicas para fabricantes de papel, foi contratada pela Oji Papéis Especiais para realizar a modernização da PM2 e do Coater PC3 na fábrica da papeleira instalada na cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, além da transferência e reforma da rebobinadeira VariPlus da planta de Tomioka no Japão para o mesmo site.

Atualmente, o portfólio da Oji atende a diversos segmentos do mercado de papéis especiais. A área de papéis térmicos inclui aplicações que vão desde cupons fiscais, extratos bancários e comprovantes de cartão de crédito até tíquetes de estacionamento, teatros, cinemas e loterias. Com um princípio tecnológico semelhante, as etiquetas térmicas são amplamente utilizadas pela indústria de e-commerce, entre outras. Por fim, os papéis autocopiativos e os papéis para sublimação são respectivamente utilizados para a impressão multivias sem a utilização de papel carbono e a estampagem de tecidos.

As reformas realizadas pela Voith promoverão alterações no fluxo interno de produção da fábrica, tornando-a mais automatizada e moderna.

As soluções tecnológicas apresentadas pela Voith contribuirão para aumentar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases da fábrica. Além disso, o menor consumo específico da fábrica ajudará a Oji a elevar a produtividade de sua unidade como um todo.

REFORMA DA PM2 TRARÁ MAIOR PRODUTIVIDADE À FÁBRICA

Como responsável pela reforma da PM2 na unidade de Piracicaba, a Voith fará um amplo upgrade na máquina e instalará uma nova seção de prensas, incluindo a prensa de sapata NipcoFlex.

A aplicadora de tinta existente será substituída pelo SpeedSizer da Voith, um equipamento capaz de aplicar diferentes formulações de revestimentos (com variadas propriedades e funções) em ambos os lados do papel. Com isso, a Oji poderá ajustar as características superficiais de cada tipo de papel para atender aos seus requisitos de qualidade com otimização dos custos operacionais através de gramatura ideal de aplicação de tinta.

A instalação do novo SpeedSizer também contribuirá para aumentar a produtividade da máquina graças à sua maior velocidade operacional – o que também se traduzirá em menor consumo de energia. Por fim, o novo sistema garantirá uma significativa melhora na qualidade do revestimento do papel.

A seção de secagem sofrerá adequações através de tecnologias para estabilização da folha que permitirão trabalhar com as altas velocidades e reduções de gramaturas contempladas no projeto.

O projeto de modernização da PM2 contempla também a substituição completa do sistema de controle existente por um novo virtualizado. Integrando processo e máquina, resultando em uma maior confiabilidade e segurança no sistema, aplicando também os conceitos de cyber security tão importantes para os dias de hoje.

Adicionalmente, a solução contempla o armazenamento de dados em nuvem através da plataforma Voith OnCumulus visando desenvolvimentos futuros para a indústria 4.0.

 

MODERNIZAÇÃO DO COATER PC3

O Coater PC3 passará por um processo de modernização que ampliará a capacidade produtiva da fábrica como um todo, incluindo novas capotas de secagem e calandra para acabamento do papel. A instalação destes novos sistemas permitirá aplicar até três camadas de revestimento em uma única passagem do papel pelo coater.

Profunda conhecedora do histórico do Coater PC3 – onde já havia realizado outras reformas – a Voith contribuiu para aumentar a eficiência das capotas do sistema, o que também elevou a eficiência do equipamento.

Uma vez que o papel térmico é um tipo de papel muito sensível, a Oji optou por uma rebobinadeira do tipo VariPlus, a qual possui o conceito de rolo suporte único, mais conhecido como “single-drum concept”. Este tipo de rebobinadeira Voith diminui forças de atrito na hora de rebobinar os jumbos, evitando marcações indesejadas no papel.

O Grupo Oji está trazendo uma VariPlus existente em sua fábrica de Tomioka, no Japão, para o Brasil, onde a Voith Paper será a responsável pela reforma e pela supervisão de instalação da rebobinadeira na fábrica de Piracicaba.

A Oji Papéis e a Voith têm um longo histórico de parcerias. A máquina instalada em Piracicaba foi originalmente fornecida pela Voith e combina sua experiência no mercado de papel com todo o know-how da empresa na indústria papeleira.

O suporte oferecido pela Voith, com sua equipe de especialistas no Brasil e no mundo inteiro, também foi determinante para a sua contratação. Poder contar com o apoio da empresa desde a estruturação do projeto até a sua efetivação se mostrou decisivo.

“Temos enorme orgulho do projeto que a Voith desenvolveu para a Oji Papéis Especiais. Apresentamos soluções tecnológicas de ponta e vamos entregar equipamentos capazes de aumentar não apenas a produtividade da fábrica, mas também sua eficiência energética e sustentabilidade”, diz Hjalmar Fugmann, Líder da Voith Paper América do Sul.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo