DamapelNotíciasReportagem especial

Damapel completa 60 anos: conheça a história de uma das maiores fabricantes de tissue do país

A empresa está em forte ascensão no mercado, destacando-se por seus investimentos em produtividade, sustentabilidade e automação

Uma das principais fabricantes de papel tissue no Brasil, a Damapel está em festa, pois celebra 60 anos de sua bem-sucedida história. No mercado brasileiro desde 1962, a empresa, com planta fabril localizada em Guarulhos-SP, tem foco na produção de papéis higiênicos, lenços, papéis toalhas e guardanapos.

Hoje, com quase 500 colaboradores, entre diretos e indiretos, a Damapel tem uma história bastante familiar, conforme explica o CEO Marcelo De Domenico. “A história começa em 1962 com três famílias: Domenico, Bonaccorso e Cavallari. A família Domenico era especialista em comercialização, os Bonaccorso em logística e os Cavallari eram fabricantes de máquinas e papéis tradicionais. Então, eles se juntaram e fundaram a Safelta, que só depois se tornou Damapel”, relembra.

Desde a sua fundação, a companhia já se destacava por seu vanguardismo e inovação. “Nós levamos quatro anos para realizar o start-up da máquina, que era bastante ousada por conta da largura, de 2,50 metros, um tamanho considerado importante naquele momento”, conta Marcelo.

A empresa foi uma das pioneiras no segmento de tissue, já que, à época, as principais papeleiras produziam apenas papel kraft, e sua modernização começou a acontecer na década de 1970, quando iniciaram os investimentos em linhas automáticas de conversão. Sempre à frente das tendências de mercado, a Damapel foi a primeira fabricante de tissue do Brasil a ter máquinas da Fabio Perini para conversão de papel higiênico e também a primeira a produzir suas próprias embalagens plásticas, pois, no início das operações, possuía uma fábrica de plástico acoplada.

De lá para cá, segue se destacando pelo empreendedorismo na implantação de tecnologia de ponta e pelo alto grau de automação no processo industrial, contando com equipamentos de última geração tanto para a linha de consumo quanto para a gama profissional.

PORTFÓLIO

A Damapel possui uma vasta linha de produtos já consolidados no mercado. Marcadas pela maciez e a absorção, elas são divididas em varejo e institucional, ambas com rigoroso controle de qualidade.

A linha “casa” inclui produtos para higiene pessoal e de uso doméstico. Entre as linhas de papel higiênico, destacam-se a Fancy (folha dupla e tripla) e a Dama (folha simples e dupla). Em toalhas de papel, a empresa oferece as linhas Quick, Donna e Picola Donna, além dos guardanapos Quick e Donna e dos lenços de bolso POP.

Em 2018, a Damapel lançou a linha de papéis Dama Profissional, que compõe seu mix de produtos e traz soluções completas para o segmento away from home, como papéis higiênicos em formato econômico e interfolhados. Toalhas de mãos interfolhadas e em rolo autocorte, guardanapos interfolhas e em sachê completam o portfólio.

INOVAÇÕES

Além de suas linhas clássicas, a Damapel vem se destacando no mercado de tissue pelas suas constantes inovações. Até o ano de 2020, 100% das embalagens de tissue no Brasil eram feitas com plástico – foi quando a empresa lançou o Fancy Planet, o primeiro papel higiênico fabricado no país com embalagem 100% de papel.

Já sendo pioneira no Brasil ao substituir a cola da laminação das folhas por uma solução composta por água, a Damapel elaborou o produto para se diferenciar dos demais da categoria sustentável por ser totalmente livre de plástico.

O Fancy Planet é produzido com o uso de celulose proveniente de florestas sustentáveis; tem colagem feita à base de água, tubetes reciclados e colados com uma substância à base de amido de milho. Outro diferencial é que o produto é embarcado em caixas de papelão em vez de fardos plásticos.

Além da embalagem de 4 rolos com folha dupla, a empresa lançou recentemente a versão de 12 rolos folha tripla. Ambas as versões estão disponíveis em pontos de venda de todo o Brasil. “O princípio do Fancy Planet foi a sustentabilidade e, para chegar a esse resultado, nós fizemos todo um estudo para que tivéssemos um produto absolutamente sustentável”, explica Marcelo, destacando que este é o maior case de sucesso da Damapel.

Dois anos após o lançamento, a empresa tem fortes expectativas para o produto. “Eu acredito que ele crescerá muito por conta da consciência ecológica; a sustentabilidade está em alta e as pessoas estão tomando cada vez mais consciência sobre esse assunto”, diz Domenico.

Outra grande inovação da companhia também no fim de 2020 foi o Fancy Easy Clean, uma marca de lenços umedecidos biodegradáveis lançada para acompanhar a tendência do aumento do consumo desse tipo de produto durante a pandemia. Desenvolvido para limpar, hidratar e refrescar a pele de bebês e adultos, o lenço também proporciona máxima absorção, com toque suave, sem álcool etílico em sua composição, sendo testado e aprovado dermatologicamente.

Um dos desenvolvimentos mais recentes é o papel para cozinha Quick Big Service, que promove economia tripla, com alta absorção, além de ser mais sustentável e uma opção mais segura e eficaz tanto para higiene como para limpeza, dispensando o uso de panos na cozinha.

INVESTIMENTOS EM PRODUTIVIDADE, SUSTENTABILIDADE E AUTOMAÇÃO

Recentemente, a Damapel iniciou sua nova máquina de papel, a MP4, que passou a fabricar papéis higiênicos, toalhas, guardanapos e lenços, com gramaturas de 13 a 40g/m². Com o start-up bem-sucedido, a companhia atingiu a capacidade produtiva de 90 mil toneladas por ano.

“A decisão de comprar uma máquina é uma coisa complexa. Encomendamos a MP4 há três anos sem contar que teríamos pandemia, guerra, alta das matérias-primas e outros fatores. Mas nós acreditamos no crescimento do país e o mercado de papel cresce 1,5x o PIB, então temos muitas oportunidades”, diz Marcelo, acrescentando que o processo é altamente automatizado para redução de custos operacionais.

Os investimentos em produtividade, no entanto, não anulam a preocupação socioambiental. A MP4 contempla utilização de fibra virgem FSC®, uso de caldeiras geradoras de vapor compactas altamente eficientes, movidas a consumo de GN (gás natural) com emissões baixo NOX e CO e sem emissão de material particulado, partida rápida com vapor disponível para consumo em cinco minutos, fechamento do circuito de água, 90% de reúso de água e recuperação de fibras.

Em 2023, a empresa planeja continuar trabalhando na consolidação desta linha e, posteriormente, a ideia é investir ainda mais na automação da fábrica. “A longo prazo, nós pretendemos fazer a automação na linha de frente, da paletização; esta será nossa próxima inovação. Nós já temos um sistema bastante automatizado e pretendemos deixá-lo ainda mais para que sejamos uma fábrica do futuro”, diz Marcelo.

Assim como outros grandes players do mercado, a Damapel vem focando cada vez mais seus esforços no desenvolvimento e promoção de produtos premium. “Continuaremos com o que sempre foi uma característica e o nosso diferencial, oferecer produtos de altíssima qualidade. No início, fazíamos muitos produtos de folha simples, hoje este segmento não representa 10% do nosso negócio. Nós buscamos o nicho de produtos premium e estamos desde 2008 crescendo nesse mercado, e fazendo também marcas próprias para grandes redes atacadistas”, pontua.

RECONHECIMENTOS

Marcelo De Domenico ganhou o Prêmio Tissue Online na categoria “CEO Destaque” – Fabricante de tissue

O pioneirismo da Damapel e sua ascensão no mercado de tissue levaram a companhia a receber importantes reconhecimentos. Recentemente, foi a vencedora do Prêmio Destaques do Setor 2022 da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), na categoria Fabricante de Papéis com Fins Sanitários.

A premiação reconheceu a fabricante de tissue por seu empreendedorismo, implantação de tecnologia de ponta e elevado grau de automação industrial, bem como o desenvolvimento de importantes inovações para o mercado com altíssima qualidade, com destaque para o Fancy Planet.

O CEO Marcelo De Domenico também foi premiado por seu trabalho à frente da Damapel. Ele recebeu o Prêmio Tissue Online, na categoria CEO Destaque. Entregue durante o Tissue Summit Brasil 2022, promovido pelo Nexum Group, a premiação teve o objetivo de homenagear o executivo que, por meio de seu trabalho, beneficiou o mercado de papel tissue como um todo, mesmo diante de um cenário desafiador. “Foi uma honra muito grande, esse é o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira”, diz Domenico.

PURA SENSIBILIDADE

Em 2020, a Damapel optou lançou uma campanha de comunicação para sua linha de varejo com foco nos valores da marca, incluindo peças na TV. Com o manifesto #purasensibilidade, o objetivo foi aproximar-se de seus clientes oferecendo qualidade e engajamento social.

Apesar desse reposicionamento, Marcelo destaca que o foco da Damapel sempre foi o cliente e, com uma história familiar, a empresa pretende continuar levando produtos essenciais para famílias de todo o Brasil. “Focamos em atender os nossos clientes com qualidade e presteza. O cliente não pode ter ruptura no fornecimento do produto, então é preciso ter um forte atendimento e uma boa prestação de serviço e é a isso que nós nos propormos”, enfatiza.

E, com a consolidação do mercado de tissue por meio de grandes aquisições, apostar em qualidade segue sendo parte importante da estratégia. “O papel higiênico se vende sozinho porque todo mundo precisa, mas a concorrência também é feroz. Por isso, nós buscamos oferecer mais valor agregado, sair um pouco dessa vala comum”.

Para o futuro, as expectativas são promissoras. “Gostaria de dizer aos nossos clientes e colaboradores que eles podem ter a certeza de que a empresa vai continuar crescendo e perdurando por mais 60 ou 100 anos, investindo no negócio e nas pessoas. Obrigado a todos que fazem parte da nossa história”, conclui.

Mostrar mais

Yasmin Godoy

Yasmin Godoy é jornalista, pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação e desde 2020 escreve sobre os mercados de papel, celulose e personal care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo