fbpx
NotíciasTissue no BrasilVoith

Voith e PTS Heidenau elaboram novo método para a medição de contaminantes

Nova tecnologia de medição por infravermelho próximo oferece maior precisão de medição e aumenta a gama de aplicações em comparação com métodos convencionais

Em parceria com o instituto de pesquisa e serviços Papiertechnische Stiftung (PTS) Heidenau, da Alemanha, a Voith elaborou um novo método para a medição de contaminantes pegajosos indesejados, mais conhecidos como stickies. O método de medição utiliza uma câmera de infravermelho próximo (NIR) para realizar a detecção com confiabilidade de contaminantes ao longo de todo o processo de produção de papel. Além de garantir uma maior precisão de medição, a solução também oferece uma maior gama de aplicações em comparação com métodos convencionais. A especificação técnica foi recentemente publicada sob a designação DIN SPEC 6745.

Voith e PTS Heidenau elaboram novo método para a medição de contaminantes

MAIOR PRECISÃO DE MEDIÇÃO E AMPLA VARIEDADE DE APLICAÇÕES

Diferentemente dos procedimentos já conhecidos da indústria papeleira, esse inovador método utiliza a tecnologia de medição por NIR para coletar informações de forma mais abrangente e com maior precisão sobre os contaminantes. As medições espectrais obtidas são então comparadas com os valores típicos de alguns contaminantes, o que permite a sua subclassificação de acordo com a composição química. Além disso, a tecnologia de medição por NIR permite identificar e classificar tanto os stickies como outros contaminantes.

IDENTIFICAÇÃO CONFIÁVEL E MENOS TRABALHO NO LABORATÓRIO

O novo método de medição resulta em informações significativamente mais confiáveis, o que também reduz o volume de trabalho no laboratório. “O uso da tecnologia NIR para a medição de stickies permite aos fabricantes de papel determinar as proporções de stickies com a confiabilidade e precisão necessárias em apenas uma medição”, diz o Dr. Linus Friedrich, gerente sênior de P&D de Fiber Systems da Voith Paper. “Isso ilustra um dos benefícios dessa nova tecnologia de medição. Métodos convencionais só permitem realizar isso até certo ponto, já que existe uma grande variabilidade nos resultados obtidos”, diz Friedrich.

O novo método de medição analisa folhas produzidas em laboratório utilizando uma fôrma específica – e incluem fibras, stickies e outros contaminantes. Com isso, diversas etapas intermediárias na preparação das amostras foram completamente eliminadas. Um exemplo dessa maior facilidade é que os outros contaminantes de uma amostra de massa não precisam mais ser concentrados para realizar a análise. O tempo de preparação das folhas no laboratório é significativamente menor, e a medição é menos sujeita a erros em comparação com métodos convencionais. Além disso, o novo método de medição com tecnologia NIR pode ser usado para avaliar não somente amostras de massa, mas também amostras do papel final produzido.

Voith e PTS Heidenau elaboram novo método para a medição de contaminantes

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PUBLICADA COMO DIN SPEC 6745

A especificação técnica desenvolvida em parceria com a Papiertechnische Stiftung (PTS) Heidenau e a Propakma foi publicada recentemente sob a designação DIN SPEC 6745. A DIN SPEC constitui uma etapa preliminar ao estabelecimento de uma norma DIN propriamente dita. A especificação DIN SPEC 6745 pode ser baixada gratuitamente no site da Beuth Verlag.

NOVO PADRÃO PARA O SETOR PAPELEIRO

Graças às suas variadas vantagens tecnológicas, a medição por NIR possivelmente substituirá os métodos atualmente utilizados para a medição de stickies. A publicação dessa especificação técnica sobre a preparação de amostras e o desempenho das medições criou as condições necessárias para o estabelecimento de um novo padrão na indústria de papel.

A nova tecnologia de medição já vem sendo utilizada no Centro de Tecnologia da Voith Paper, em Heidenheim, tanto para as atividades de P&D do próprio grupo como para os testes pilotos de clientes. Essa inovação também pode ser utilizada em serviços e auditorias junto a clientes, entre outras aplicações. A Voith é a primeira fornecedora do setor papeleiro a utilizar o dispositivo de medição desenvolvido pela PTS Heidenau e, como fornecedora completa da indústria papeleira, está comprometida em aprimorar a compreensão e análise de todo o processo de fabricação de papel por meio de suas intensivas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Para saber mais sobre os Centros de Tecnologia da Voith Paper, acesse: www.voith.com/technologycenters.

[btnsx id=”46208″] • Voith concorre em nove categorias no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2020
• Voith participa do 7º Seminário de Automação em formato inédito
• Grupo Voith doa quatro toneladas de alimentos à comunidade do Jaraguá

Voith e PTS Heidenau elaboram novo método para a medição de contaminantes

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.