Vendas líquidas da Essity crescem 25% no primeiro trimestre
As vendas líquidas da multinacional somaram SEK 42.926 milhões, com lucro de SEK 2.703 milhões
No primeiro trimestre de 2023, a multinacional Essity registrou um aumento de 25,1% nas vendas líquidas, para SEK 42.926 milhões, com um lucro de SEK 2.703 milhões.
O lucro operacional antes da amortização de ativos intangíveis relacionados à aquisição (EBITA) aumentou para SEK 4.445 milhões, ante SEK 1.663 milhões no mesmo período no ano anterior. Já o EBITA ajustado aumentou em 54%, para SEK 4.358 milhões, e a margem EBITA ajustada para 10,2%. O fluxo de caixa das operações atuais, por sua vez, totalizou SEK 849 milhões.
“As vendas e lucratividade da Essity tiveram um desempenho positivo no primeiro trimestre, principalmente devido às ofertas atraentes aos clientes e aos preços de venda mais altos para compensar o aumento de custo”, afirmou Magnus Groth, presidente e CEO da empresa.
O crescimento do faturamento da Essity foi de pouco mais de 17% no primeiro trimestre de 2023, na comparação anual, com preços de venda mais altos e o mix de produtos melhor em todas as áreas de negócios. Os volumes diminuíram um pouco devido à priorização da empresa de maior lucratividade antes do volume. Além disso, foram impactados negativamente pelos esforços contínuos para sair do mercado russo e pela descontinuação do negócio de fraldas para bebês na América Latina.
Segundo o presidente e CEO, a Essity avalia continuamente os portfólios de produtos nas três áreas de negócios da empresa – saúde e medicina, bens de consumo e higiene profissional –, para alcançar maior criação de valor a longo prazo.
Nesse sentido, a Essity está iniciando uma revisão estratégica da propriedade Vin Vinda International Holdings Ltd (Vinda) e dos negócios papel tissue de marca própria para consumo na Europa, com o objetivo de reduzir a participação de tissue para consumo nas vendas totais da empresa. A revisão estratégica inclui a exploração de diferentes opções e pode resultar em desinvestimentos, embora nenhuma decisão tenha sido tomada ainda.
Além disso, durante o primeiro trimestre do ano, a companhia anunciou vários passos importantes rumo a emissões líquidas zero. “Somos os primeiros a produzir tissue em um processo de produção livre de CO2 usando hidrogênio renovável e a produzir tissue de alta qualidade a partir de resíduos agrícolas”, lembrou Groth.
“Também firmamos uma parceria exclusiva para desenvolver um novo processo de fabricação de tissue com o objetivo de reduzir significativamente o consumo de energia, as emissões de CO2 e o consumo de água”, completou o executivo.
Nesse contexto, a Essity foi incluída no Anuário de Sustentabilidade Global da S&P e foi premiada com um lugar no Quadro de Líderes de Engajamento de Fornecedores de 2022 do CDP.
Conforme o CEO, o retorno ajustado da empresa sobre o capital empregado aumentou para 12,7% no primeiro trimestre de 2023. “Estamos trabalhando de maneira focada – por meio de inovação, ofertas geradoras de valor aos clientes, marcas fortes, melhorias de eficiência e crescimento sustentável e lucrativo – para atingir nossa meta de um retorno ajustado sobre o capital empregado de mais de 17% até 2025”, concluiu Magnus Groth.