Softys anuncia planos estratégicos de crescimento na América Latina
Em entrevista à Forbes México, Gonzalo Darraidou, CEO da companhia, falou sobre a expansão dos negócios no México e no Brasil
Recentemente, a Softys vem dando continuidade aos seus planos de crescimento na América Latina, com iniciativas como a aquisição da fabricante de tissue Carta Fabril no Brasil e aumentando sua produção de tissue na fábrica de Altamira, no México – sendo estes os dois mercados principais no plano de desenvolvimento da empresa.
Em entrevista à Forbes México, Gonzalo Darraidou, CEO da Softys, falou sobre o plano estratégico da companhia para consolidar esses objetivos e os planos futuros para continuar expandindo e inovando na criação de seus produtos, nas categorias de tissue e personal care.
Desde 2015, a companhia já mais do que duplicou seu volume de vendas, que já atinge cerca de US$ 3,4 bilhões. Com atuação em oito países da América Latina, parte da estratégia da companhia foca no aumento do volume, por meio de aquisições e investimentos que ampliam sua capacidade produtiva, além de incorporar novas tecnologias para produzir determinados produtos de personal care.
SEGMENTO DE PERSONAL CARE
“Queremos que tanto o mercado brasileiro como o mexicano, assim como outros, realmente cresçam e que a participação dessa categoria se aproxime de 50% do volume total da empresa, e para isso não são apenas os aumentos de capacidade produtiva, mas também a incorporação de muito talento para desenvolver inovação e novas tecnologias em produtos de alto nível”, declarou Darraidou.
Sobre os recentes investimentos neste segmento de personal care, Darraidou foi enfático: “A Ontex [recém-adquirida no México] sabe muito de fraldas, nós sabemos muito de tissue, juntos vamos saber sobre as duas categorias que queremos participar liderando”.
SEGMENTO DE TISSUE
Já para o segmento de tissue, no mercado mexicano, além de aumentar a capacidade produtiva da fábrica em Altamira, Darraidou disse que pretende investir também na planta em Puebla, com novas tecnologias e aumento da capacidade. Além disso, Darraidou revelou planos futuros para construção de uma nova fábrica no país.
“Vamos fazer investimentos relevantes na fábrica de Puebla para atualizar sua tecnologia e aumentar sua capacidade produtiva, além de mantermos constantemente nosso investimento em inovação e marketing”, disse o executivo. “Queremos começar a avaliar a construção de uma nova fábrica na categoria de tissue, portanto, a resposta é sim, estamos extremamente ativos no mundo dos investimentos no mercado mexicano”, completou.
CENÁRIO LATINO-AMERICANO
Para o CEO, apesar dos riscos políticos e econômicos que o cenário latino-americano enfrenta, a companhia possui a resiliência e o conhecimento para lidar com esses riscos, por ser proveniente da região. Conforme Gonzalo explica, apesar dos cenários adversos em cada país, “em cada um deles, temos gente que realmente entende dos mercados e nos permitem antecipar” os problemas. No entanto, o executivo acrescenta que é um mercado com grande potencial. “Há grandes oportunidades porque o consumo per capita em cada um desses mercados são muito baixos, portanto, há grandes oportunidades de crescimento.
Para ver a entrevista completa, acesse a página da Softys no LinkedIn.