NotíciasTissue no mundo

Sofidel firma acordo de longo prazo para fornecimento de energia renovável na Espanha

Com duração de dez anos, o acordo cobre a planta de Buñuel, na comunidade autônoma de Navarra, e economizará 12.870 toneladas métricas de CO2 por ano

A Sofidel, líder mundial na fabricação de papel tissue para uso higiênico e doméstico, conhecida pela marca Regina, assinou um acordo de fornecimento de longo prazo na Espanha com a ACCIONA Energía, um dos principais players na Espanha para energias renováveis.

A negociação refere-se a um Contrato de Compra de Energia (PPA) de dez anos, que fornecerá à usina de Buñuel, na comunidade autônoma de Navarra, 90 gigawatts-hora por ano de eletricidade renovável das instalações renováveis ​​da ACCIONA Energía na Espanha. Com isso, o grupo de papel economizará cerca de 12.870 toneladas métricas de emissões de gás carbônico por ano.

O acordo prevê o fornecimento de eletricidade com acreditação de origem 100% renovável certificada pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) da Espanha, bem como o acesso ao aplicativo GREENCHAIN® da ACCIONA Energía, uma plataforma baseada na tecnologia blockchain que permite a origem renovável de energia a ser monitorada em tempo real. Com essa ferramenta, a Sofidel saberá qual planta de produção da ACCIONA Energía e qual fonte renovável forneceu cada MW para sua planta.

“Alinhada com seu caminho para uma economia de baixo carbono, a Sofidel está buscando uma política de aquisição de energia de múltiplas opções, vinculada aos diferentes contextos legislativos, infraestruturais e ambientais em que opera. A assinatura do PPA com a ACCIONA Energía se enquadra nesse padrão e representa um passo decisivo para alcançar nossos objetivos”, relata Riccardo Balducci, diretor de Energia e Meio Ambiente da Sofidel.

“Os PPAs representam um aliado valioso para empresas comprometidas com a transição energética e redução de emissões. Com este acordo, a ACCIONA Energía consolida sua parceria com a Sofidel e ajuda a apoiar o grupo na consecução de seus objetivos de sustentabilidade”, diz Javier Montes, diretor Comercial da ACCIONA Energia.

REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2

As metas de redução de emissões de CO2 da Sofidel para 2030 foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) como consistentes com as reduções necessárias para limitar o aquecimento global bem abaixo de 2ºC sob o Acordo de Paris.

Esses objetivos incluem uma redução de 40% nas emissões de CO2 dos escopos 1, 2 e 3 em relação às atividades de produção de celulose de seus fornecedores, além de um outro objetivo de redução de 24% nas emissões de CO2 do Escopo 3 por tonelada métrica de papel.

Seu compromisso de luta contra as mudanças climáticas permitiu à Sofidel, mais uma vez, em 2022, classificar-se na faixa de Liderança da classificação de Mudanças Climáticas do Carbon Disclosure Project (CDP), entre as principais organizações internacionais independentes que medem o desempenho ambiental, e obter pela segunda vez consecutiva o reconhecimento Platinum da EcoVadis por sua abordagem à sustentabilidade, confirmando seu lugar entre as 1% melhores empresas do setor em todo o mundo.

Fonte
Sofidel
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo