Sofidel está entre as líderes do CDP no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas
O CDP é uma das principais organizações independentes de medição e relatórios de desempenho ambiental que operam em nível global
A Sofidel, líder mundial na fabricação de papel tissue para uso higiênico e doméstico, conhecida pela marca Regina, vê o seu compromisso com o combate às alterações climáticas e ao desmatamento mais uma vez confirmado pelo CDP, uma das principais organizações independentes que medem e relatam o desempenho ambiental em nível global.
O grupo classificou-se na faixa de liderança da classificação Mudanças Climáticas 2022 e na faixa de liderança da classificação Forests 2022 do CDP. Quando se trata de combater as mudanças climáticas, a Sofidel alcançou uma classificação A, ficando acima da classificação europeia (B) e média da indústria (B).
A mesma classificação A novamente coloca o grupo acima da média europeia (B) e da indústria (B) para seu compromisso de combater o desmatamento.
“É importante para nós vermos mais uma vez a qualidade do nosso compromisso confirmada pelo CDP. A Sofidel acredita nas classificações de sustentabilidade e está investindo cada vez mais recursos em relatórios ESG. Consideramos dados oportunos de verificação de nosso compromisso com a sustentabilidade como uma ferramenta chave de transparência e compartilhamento para facilitar a transição para uma economia de baixo carbono e um uso reduzido do capital natural”, relata Riccardo Balducci, diretor de Energia e Meio Ambiente da Sofidel.
As metas de redução de emissões de 2030 da Sofidel foram aprovadas pela Science Based Targets (SBTi) como consistentes com os padrões de redução exigidos pelo Acordo de Paris para limitar aquecimento global bem abaixo de 2º C.
De acordo com a companhia, como parte de sua jornada de transição verde, o grupo está comprometido com a autogeração e compra crescente de energia renovável gerada por usinas recém-construídas por meio de contratos de fornecimento de longo prazo.
Na Itália, graças a um acordo de fornecimento de dez anos (PPA) para energia eólica do parque eólico Alcamo II, na Sicília, assinado com a RWE Renewables, o grupo produziu o equivalente a cerca de 150 milhões de rolos de papel higiênico “Rotoloni Regina” usando energia verde em um ano. Na Suécia, está construindo uma planta de produção de bio-syngas com a Meva Energy que usará biomassa lenhosa de resíduos da cadeia de abastecimento local. Esta é a primeira fábrica desse tipo no mundo na indústria de papel.
Na vertente antidesmatamento, 100% do abastecimento de matéria-prima de base florestal utilizada pelo grupo vem de fornecedores certificados em rigorosos padrões ambientais, sociais e econômicos garantido por terceiros independentes (FSC®, FSC® Madeira Controlada, PEFCTM).
A Sofidel também está entre as primeiras empresas a participar do evento multistakeholder “Forests Forward”, lançado internacionalmente pelo WWF para consolidar a política de compras florestais, fortalecendo o programa de engajamento de fornecedores para ajudar a combater o desmatamento, conservar os ecossistemas e proteger os direitos das comunidades locais.