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Relembre os principais acontecimentos que marcaram o mercado de tissue em 2024

Em meio a desafios de custos no setor, o ano foi marcado por grandes expansões, lançamentos e consolidação de gigantes

Mais uma vez o mercado de papel tissue enfrentou diversos desafios significativos, como os aumentos nos custos de produção devido à inflação, variação do câmbio e aumentos no preço da celulose. Ainda assim, o ano de 2024 foi marcado por grandes expansões com o start-up de novas fábricas de tissue, incluindo a consolidação de grandes players. 

EXPANSÃO DE MERCADO 

No primeiro semestre do ano, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lançou a pedra fundamental da sua nova unidade em Aracruz, no Espírito Santo, que está recebendo investimentos de R$ 650 milhões. Além de produzir papel, a nova fábrica também fará sua conversão em papéis higiênicos. 

A instalação da nova fábrica no município capixaba também marca a verticalização da indústria de celulose no Espírito Santo, que passa a ter toda a sua cadeia produtiva: da muda de eucalipto ao produto final. 

No primeiro trimestre do ano, a Bracell, empresa do  do grupo asiático Royal Golden Eagle (RGE), concluiu a aquisição de 51,59% das ações da empresa asiática de higiene Vinda International Holdings Limited (Vinda), uma empresa chinesa líder no setor de papel higiênico, pelo valor de US$ 3,3 bilhões.  

Já no segundo trimestre, com foco em uma liderança global, a RGE, dona da Bracell, também adquiriu participação majoritária no fabricante indiano de papel tissue Origami Cellulo Pvt. A transação, avaliada em cerca de US$ 50 milhões, marcou a entrada da empresa de celulose no mercado de papel tissue do país sul asiático. 

Além das aquisições, ainda no primeiro semestre de 2024, a Bracell iniciou a partida da primeira máquina de papel (MP 1) da sua nova fábrica de tissue, localizada em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. A nova unidade recebeu cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos e atualmente possui quatro máquinas de papel em operação, com capacidade de produção de 240 mil toneladas por ano. 

Em meio a esses investimentos recentes, a companhia também sinalizou que deve seguir com sua estratégia de crescimento, incluindo novas expansões na nova fábrica nos próximos anos, podendo elevar sua capacidade produtiva instalada em 50%, com duas novas máquinas de 60 mil toneladas cada – atingindo um total de 360 mil toneladas de papel tissue anuais. 

No segundo semestre do ano, em meio a essas grandes consolidações e um cenário desafiador, segundo a Bloomberg News, a Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, passou a analisar alternativas para o seu negócio internacional de tissue para focar em áreas mais lucrativas e estaria considerando vender suas operações fora da América do Norte. 

LANÇAMENTOS DO ANO 

Em 2024, o mercado de papel tissue também foi movimentado por inovação, com o lançamento de novos produtos – tanto para o segmento de consumo quanto institucional – como papéis higiênicos, guardanapos, papéis toalhas, lenços de papel, toalhas de mão, entre outros, que prometem revolucionar o mercado, oferecendo soluções com altos níveis de qualidade e eficiência. Confira os principais destaques do ano: 

TISSUE NO BRASIL 

  • Papéis higiênicos para consumo: 

A Suzano, líder no segmento de papel higiênico no Brasil, por meio de sua marca Neve, lançou um novo papel higiênico focado no segmento premium, o Neve Ultracomfort folhas quádruplas, com quatro camadas que proporcionam experiência de maciez inconfundível, absorção superior e uma maior segurança e proteção. A novidade inaugurou a quarta geração de papéis higiênicos domésticos no mercado brasileiro. 

Novo player da indústria de tissue, a Bracell Papéis anunciou o lançamento de sua nova marca de papéis higiênicos premium, a Supra, durante a Apas Show 2024, realizada em São Paulo. 

A Santher, uma das mais tradicionais fabricantes de tissue do país, por sua vez, lançou o novo papel toalha Santepel, ampliando sua categoria de produtos que busca unir qualidade e custo-benefício. Produzido em folha dupla, com picotes e tecnologia que proporciona super absorção e resistência, o novo produto promete entregar maior praticidade e economia. 

Ainda no mercado brasileiro, a Cia Canoinhas de Papel, fabricante catarinense de tissue, lançou o novo papel higiênico Absolute Fofinho. O produto conta com suavidade e ultra maciez em 60 metros de folha dupla de alta qualidade, estando disponível nas versões de quatro, seis e 12 rolos. 

Já o Grupo Arpel, que completou 35 anos de atuação nos mercados de papel tissue, embalagens, alimentos e imobiliário, anunciou o lançamento da sua nova marca de papel toalha e guardanapos, a Aurora. 

  • Lenços de papel: 

Além de lançar uma nova linha de papel toalha, a IPEL, apresentou ao mercado sua nova linha de lenços – uma versão bastante reduzida em tamanho, elaborada para oferecer maior praticidade ao dia a dia dos consumidores. Os Mini Lenços de Bolso, sob a marca Ness, são destinados a adultos e crianças, oferecendo super maciez aos usuários. 

A Santher, por sua vez, anunciou o lançamento de um novo produto na categoria de lenços de papel: o Kiss® Skin Care Maciez Extraordinária, que promete ser a solução ideal para o cuidado de peles sensíveis e delicadas. 

TISSUE NO MUNDO 

  • Papéis higiênicos: 

Na Europa, a marca líder do Grupo Sofidel, Regina, por sua vez, lançou no mercado espanhol um dos seus principais produtos, o papel higiênico duradouro Regina Maxi Rollo. Conhecido na Itália como Regina Rotoloni, o produto introduziu uma nova categoria de produtos na Nielsen, os “Maxi Rollos”, que se caracteriza por ter mais que o dobro ou o triplo do número de folhas que seus concorrentes diretos. 

Na Ásia, a Associação de Têxteis e Tissue Industriais da China (CNITA) lançou oficialmente um novo padrão para papel higiênico úmido no país. A norma estipulada regulamenta e detalha aspectos como matérias-primas, classificação, rotulagem, requisitos técnicos, indicadores de qualidade, métodos de teste, regras de inspeção, bem como embalagem, transporte e armazenamento do produto. 

SEGMENTO INSTITUCIONAL 

  • Papéis higiênicos e toalhas de mão: 

A Santher Professional, fornecedora de soluções completas de higiene e limpeza para os usuários no mercado institucional, ampliou seu portfólio com o lançamento de novos produtos da linha Reviva, com folha dupla. Segundo a empresa, esta linha premium foi desenvolvida para oferecer o mais alto padrão de qualidade e sustentabilidade.  

Outra novidade lançada pela companhia foi o papel higiênico Personal Professional, nova linha voltada para o mercado institucional da marca já consolidada no mercado doméstico. Com isso, a empresa passou a oferecer o papel higiênico interfolhado e em rolo para o segmento away from home. 

Já a IPEL, uma das principais indústrias de papéis tissue do país, sediada em Indaial, expandiu seu portfólio com o lançamento da linha Basic, voltada para clientes institucionais que buscam produtos de qualidade a um custo mais acessível. Essa novidade faz parte da série de produtos que a empresa apresentou ao mercado de tissue ao longo deste ano. 

  • Dispensers 

A Essity, líder global em higiene e saúde, quebra barreiras pelo bem-estar das pessoas e do planeta, por meio da marca Tork, líder mundial em higiene profissional, lançou novidades no portfólio de produtos e serviços para ambientes de trabalho. Um dos principais destaques é o novo dispenser para toalhas de mãos com o Sistema Original Fluido Central, que proporciona até 28% de economia no consumo de papel toalha em comparação aos modelos com papéis interfolhados. 

Além disso, por meio da sua marca de Papernet, a Sofidel apresentou ao mercado o FullOne, um novo dispenser de papel higiênico controlado, desenvolvido para garantir altos níveis de higiene em banheiros, ao mesmo tempo em que otimiza o consumo de papel. 

PREÇO DA MATÉRIA PRIMA 

Ao longo do ano, o mercado de tissue conseguiu se manter resiliente mesmo diante das adversidades apresentadas, principalmente no cenário econômico, que viu o preço da celulose iniciar 2024 em alta devido à escassez de oferta – apesar do start-up de duas novas fábricas meses antes – e de uma demanda ainda em recuperação. Já no meio do ano, a demanda por celulose começou a diminuir, principalmente na China.  

Após um período de instabilidade, os preços da celulose começaram a mostrar sinais de recuperação no segundo semestre de 2024. Já no final do ano, o mercado de celulose registrou um excesso de oferta, especialmente de fibra curta, e com preços em níveis baixos, além de uma demanda que não demonstra novos sinais significativos de recuperação. 

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