NotíciasTissue no mundo

Essity conclui venda de suas ações na Vinda

A empresa manterá presença na Ásia e na Vinda por meio do licenciamento contínuo das suas marcas

A empresa de higiene e saúde Essity concluiu ontem a alienação da totalidade da sua participação de 51,59% das ações da empresa asiática de higiene Vinda International Holdings Limited (Vinda) por um valor de 23,50 dólares de Hong Kong por ação. As receitas da venda totalizaram 14,6 bilhões de dólares de Hong Kong (aproximadamente 19 bilhões de coroas suecas). A Essity manterá presença na Ásia e na Vinda por meio do licenciamento contínuo das suas marcas.

Em 15 de dezembro de 2023, a Essity comunicou que Isola Castle Ltd, empresa indiretamente detida integralmente pela Asia Pacific Resources International Limited (APRIL), havia anunciado que pretendia fazer uma oferta pública pré-condicional aos acionistas da Vinda para adquirir 100% das ações emitidas pela empresa por 23,50 dólares de Hong Kong por ação.

A Essity assinou um compromisso irrevogável de aceitar a oferta relativamente à totalidade da sua participação de 51,59%. A oferta foi anunciada em 8 de março de 2024 e, alinhada ao seu compromisso, a Essity a aceitou. O preço da oferta pública corresponderá a um valor patrimonial para todas as ações de aproximadamente 28,3 bilhões de dólares de Hong Kong (37 bilhões de coroas suecas).

“A Essity está agora em melhor forma do que nunca. Após a alienação da Vinda, as categorias com maiores margens e menor intensidade de capital representam uma parte maior da empresa. O consumo de celulose da empresa caiu pela metade e temos um portfólio mais atrativo, com maior rentabilidade e menor volatilidade. A transação reduziu a participação do consumer tissue nas vendas líquidas em 2023 de 41% para 33%. Esperamos continuar a desenvolver um portfólio de categorias mais geradoras de valor”, afirma Magnus Groth, presidente e CEO da Essity.

Desde 2014, a participação de 51,59% da Essity na Vinda foi consolidada para 100%, além disso, a partir do quarto trimestre de 2023, a empresa classificou os relatórios financeiros da Vinda como operações descontinuadas.

A Vinda está listada na Bolsa de Valores de Hong Kong e tinha uma capitalização de mercado de aproximadamente 25 bilhões de dólares de Hong Kong (33 bilhões de coroas suecas) no final das negociações, em 14 de dezembro de 2023. Ademais, 83% das vendas líquidas da Vinda estavam relacionadas a tissue e 17% a produtos de cuidados pessoais.

A Essity tem vários pareceres jurídicos que confirmam que a alienação das ações da Vinda não constitui um “cessamento de negócios” no âmbito do programa EMTN da companhia. De acordo com a empresa, estas opiniões consideraram vários fatores qualitativos e quantitativos, tais como a continuação dos negócios com a Vinda sob licenças etc. No entanto, já o fato de a Essity deter apenas 51,59% das ações e as vendas representarem 8,5% das vendas totais da Essity, significa que a alienação das ações não se qualifica como “cessamento de atividade”.

Fonte
Essity
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo