P&G tem lucro líquido de US$ 3,93 bilhões no 1º trimestre fiscal de 2023
O diretor-presidente Jon Moeller afirmou que a companhia conseguiu entregar números robustos em um cenário operacional muito desafiador
A multinacional de bens de consumo norte-americana Procter & Gamble (P&G) registrou lucro líquido de US$ 3,93 bilhões no primeiro trimestre fiscal de 2023, apresentando queda de 3,95% na comparação anual.
As receitas da companhia somaram US$ 20,6 bilhões entre julho e setembro – alta de 1,34% em relação ao mesmo período de 2021. “Conseguimos entregar números robustos no primeiro trimestre fiscal em um cenário operacional e de custos muito desafiador”, diz Jon Moeller, diretor-presidente da P&G.
Segundo a empresa, os volumes de vendas caíram 3% no primeiro trimestre fiscal, na comparação anual, enquanto os preços subiram 9%, impulsionados pela inflação ao redor do mundo. Os impactos cambiais tiveram efeitos de 6% negativos nas receitas.
Com aumento nos custos de insumos básicos, frete e embalagens, somado a um mix pior de produtos, a margem bruta da empresa caiu 1,60% no trimestre em comparação ao ano passado. O repasse da inflação e a redução de despesas contribuíram para minimizar parte desses efeitos.
AUMENTO DAS VENDAS
As vendas orgânicas cresceram em todas as regiões, impulsionadas por um aumento de 9% dos preços mais altos e um aumento de 1% do mix de produtos positivo, parcialmente compensado por uma redução de 3% nos volumes de embarque.
No segmento Baby, Feminine and Family Care, as vendas orgânicas aumentaram 6% em relação ao ano anterior. As vendas de Baby Care cresceram em um dígito médio devido ao aumento de preços, parcialmente compensado por quedas de volume, incluindo redução de portfólio na Rússia. Já as vendas de Feminine Care avançaram dois dígitos, impulsionadas pelo aumento de preços e mix geográfico positivo, parcialmente compensado por quedas de volume devido à redução do portfólio na Rússia. As vendas orgânicas de Family Care, por sua vez, aumentaram um dígito baixo devido ao aumento de preços, parcialmente compensado por volumes de mercado mais baixos e participação de mercado fraca.
A P&G reduziu a estimativa de vendas para o ano para uma retração entre 1% a 3% na comparação com o período anterior. As vendas orgânicas devem crescer entre 3% e 5%, enquanto o lucro por ação deve manter-se estável a um crescimento de até 4%.
Os resultados superaram as estimativas de analistas ouvidos pela agência FactSet, que esperavam receitas de US$ 20,2 bilhões e lucro por ação de US$ 1,54, contra US$ 1,57 apresentados pela companhia.