NotíciasTissue no Mundo

P&G divulga nova estratégia de combate à crise global da água

O compromisso se destaca por uma meta inédita de restaurar mais água do que é consumida durante o uso de seus produtos em duas áreas com alto estresse hídrico

Na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, a Procter & Gamble anunciou uma grande expansão de seus esforços de sustentabilidade ambiental que disponibilizará mais água em áreas com escassez crítica em todo o mundo. Esse trabalho abrangente inclui um portfólio global de projetos de restauração hídrica que fornecerão uma série de soluções para proteger os ecossistemas, reabastecer os suprimentos de água subterrânea, reduzir a quantidade de água desviada de corpos hídricos essenciais e melhorar a qualidade da água para as comunidades e a vida selvagem que dependem dela.

O novo compromisso da P&G se destaca por uma meta inédita de restaurar mais água do que é consumida durante o uso de seus produtos nas áreas metropolitanas de Los Angeles e Cidade do México com escassez crítica de água.

A estratégia da P&G pretende ajudar a construir um futuro positivo para a água, reduzindo o seu uso na fabricação, respondendo aos desafios hídricos por meio de inovação e parcerias e apoiando projetos em 18 áreas com escassez de água em todo o mundo, incluindo novos projetos anunciados. Essas novas metas e ações se baseiam nos esforços de sustentabilidade existentes da Ambição 2030 da empresa em relação ao clima, natureza, resíduos e água.

“A água é um dos recursos naturais mais importantes do mundo, e algo que muitos costumam dar como certo. Durante anos, nos concentramos em reduzir o uso de água em nossas operações e inovar para ajudar os consumidores a usar menos água em casa, mas todos podemos fazer muito mais”, disse Jon Moeller, presidente e CEO da P&G. “Juntamente com nossos parceiros, estamos expandindo nossos esforços para melhorar, gerenciar e proteger os recursos hídricos em áreas estressadas que ajudarão a sustentar as pessoas e a natureza para as próximas gerações”.

RESTAURANDO A ÁGUA PARA AS PESSOAS E A NATUREZA

Quase um terço das pessoas em todo o mundo estão enfrentando escassez de água e esse número deve dobrar até 2025. As novas metas e projetos da P&G se concentram no tratamento da água que não volta para o ralo ou para os sistemas locais de suas operações e, pela primeira vez no setor, do uso de produtos pelo consumidor. “Trabalhamos em estreita colaboração com o Programa de Água do World Resources Institute (WRI) para garantir que essas novas metas de água se alinhem com a melhor ciência e as práticas emergentes de definição de metas”, diz a companhia.

A P&G adicionou duas novas metas ao seu programa já abrangente:

  • Fabricação de seus produtos:recuperar mais água do que é consumida nas fábricas da P&G em 18 áreas com escassez de água em todo o mundo.
  • Uso de seus produtos:recuperar mais água do que é consumida ao usar produtos da P&G nas áreas metropolitanas com alto estresse hídrico de Los Angeles e Cidade do México. Essas áreas metropolitanas respondem por mais da metade do total de água consumida durante o uso de seus produtos em 18 áreas prioritárias com estresse hídrico.

A companhia pretende alcançar esses objetivos por meio de parcerias com as principais organizações ambientais e projetos de restauração que melhoram, gerenciam e protegem os recursos hídricos.

“A meta de água da P&G aplica uma abordagem analítica rigorosa e complementa os outros aspectos dentro de sua estratégia abrangente de gestão de água. Ele adiciona uma ambição inédita de abordar o consumo de água e oferece um roteiro para que outros adotem metas diante de nossos problemas de água compartilhados”, disse Colin Strong, líder de administração corporativa de água do World Resources Institute (WRI) Aqueduct Program.

NOVOS PROJETOS PARA MAIOR IMPACTO

A empresa está trabalhando com parceiros que têm um profundo conhecimento dos desafios locais para apoiar soluções que resultarão em benefícios significativos para a água em cada bacia. A multinacional anunciou seis novos projetos de restauração em toda a bacia do Rio Bear, em Utah e Idaho, em parceria com o  Business for Water Stewardship da Bonneville Environmental Foundation Program (BEF). Esses projetos se somam aos oito programas que a P&G começou a apoiar em 2020 na bacia do Rio Sacramento, na Califórnia, e no Projeto de Conservação do Sistema de Tribos Indígenas do Rio Colorado (CRIT), no Arizona, que ajuda a diminuir os níveis de água no Lago Mead. Juntas, essas iniciativas devem restaurar bilhões de litros de água para as pessoas e a natureza até 2030 e fornecer outros benefícios importantes para as comunidades vizinhas.

“A P&G está inovando e estabelecendo um alto padrão de como uma empresa pode lidar com questões de água compartilhada”, disse Todd Reeve, CEO da BEF e cofundador da Business for Water Stewardship. “Ao implantar uma abordagem abrangente que aborda os desafios da água em casa e apoia os principais projetos locais de restauração em bacias hidrográficas estressadas, a P&G está alavancando sua capacidade única de maneiras novas e de alto impacto que devem estabelecer o padrão para gestão ambiental corporativa da água”.

Nos próximos anos, a ideia é trabalhar com parceiros novos e existentes em projetos adicionais de restauração de água com benefícios de longo prazo em outras áreas prioritárias com escassez de água em todo o mundo.

RESPONDENDO AOS DESAFIOS DA ÁGUA POR MEIO DE INOVAÇÃO E PARCERIAS

Por meio de parcerias de longa data, a P&G usou sua experiência em inovação e compreensão do consumidor para desbloquear novas soluções para os desafios da água, desenvolvendo seus esforços já existentes:

  • Fornecimento de água potável para pessoas necessitadas. O objetivo é fornecer 25 bilhões de litros de água potável para crianças e famílias carentes em todo o mundo até 2025 por meio do Children’s Safe Drinking Water Program.
  • Acelerando a inovação da água em escala. Aproveitando sua experiência em química da água e produtos eficientes em água e como membro-fundadora da 50 Liter Home Coalition, o objetivo é tornar a vida cotidiana mais sustentável.
  • Permitindo que as pessoas reduzam sua pegada hídrica. Junto com suas marcas, a companhia pretende criar e compartilhar produtos, ferramentas e informações para ajudar os consumidores a usarem menos água em casa.

A empresa segue empenhada em tornar suas instalações e fábricas mais eficientes em termos de água. Todas as unidades da P&G localizadas em áreas com escassez de água são dedicadas a entender suas bacias hidrográficas locais, criando planos de ação e abordando os principais desafios que afetam suas operações e as comunidades locais onde atua.

“Criar um efeito cascata em direção a um futuro positivo para a água requer soluções abrangentes – desde inovações de fabricação e produtos que melhoram a vida dos consumidores de maneira sustentável”, disse Virginie Helias, diretora de sustentabilidade.

Fonte
P&G
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo