Pesquisa TENA revela que 63% dos homens ignoram sinais iniciais de incontinência urinária
Estudo inédito encomendado pela marca da Essity expõe desafios de saúde e higiene masculina no Brasil durante o Novembro Azul
Uma pesquisa realizada pela MindMinders, sob encomenda de TENA, marca líder mundial em produtos para incontinência urinária adulta de Essity, líder global em saúde e higiene, revelou que 63% dos homens brasileiros ignoram os primeiros sinais de incontinência urinária. A condição, mais associada às mulheres, também afeta uma parcela significativa da população masculina, especialmente após os 40 anos. Apesar disso, o tema ainda continua sendo um tabu e raramente discutido.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 15% dos homens acima de 40 anos sofrem de gotejamentos involuntários. “A incontinência urinária está geralmente relacionada ao tratamento cirúrgico do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer com maior incidência no público masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e à bexiga hiperativa”, explicou o médico urologista José Carlos Truzzi, membro da Divisão de Urologia do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho e diretor do Departamento de Disfunções Miccionais da Confederação Americana de Urologia (CAU).
A pesquisa também revelou que muitos homens adotam soluções improvisadas para lidar com os escapes, como o uso de papel higiênico (41%) ou absorventes femininos (20%), inadequados para a anatomia masculina. Tais estratégias podem comprometer a qualidade de vida e até mesmo levar ao isolamento social, como apontou Carla Girólamo, gerente de marketing da TENA: “Nossa missão é garantir a participação ativa das pessoas na sociedade, pois sabemos que a falta de conhecimento sobre a condição da incontinência pode provocar o isolamento social.”
Muitos homens têm resistência em buscar ajuda médica e consideraram normais os gotejamentos iniciais. Segundo o Dr. Truzzi, “a incontinência urinária nunca deve ser considerada normal. A maioria dos casos é curável e é importante buscar um tratamento ao perceber os indícios iniciais, como perceber que a cueca está molhada ou sentir vontade de urinar e não conseguir segurar até o banheiro.”
Este levantamento, intitulado TENA: Incontinência urinária e hábitos de saúde masculina, integra as ações da empresa para promover a conscientização sobre saúde e bem-estar, alinhando-se à campanha do Novembro Azul.
“O compromisso de TENA e da Essity é proporcionar soluções eficazes que promovam a qualidade de vida da população. No entanto, nosso trabalho vai além disso; buscamos também aumentar a conscientização e apoiar os homens na superação do estigma relacionado à incontinência urinária, assim como incentivá-los a cuidarem de sua saúde apoiando causas com a campanha Novembro Azul”, reforçou Girólamo.
Com produtos específicos que oferecem alta capacidade de absorção e controle de odor, a TENA espera contribuir para que os homens convivam com essa condição com mais dignidade e conforto, encorajando-os a buscar informação e cuidados médicos.