fbpx

Banner Animado Adritz no Portal Tissue Online

Coronavírus Notícias Tissue no Mundo

Navigator corta dividendos pela metade

fabrica the navigator foz da figueira

A diretoria já tinha anunciado que ia baixar dividendos, depois da redução do lucro em 2019

A Navigator vai pagar dividendos de 13,94 centavos por ação, metade da remuneração que pagou aos acionistas no ano passado.

De acordo com a proposta da diretoria, a papeleira pretende distribuir 99,14 milhões de euros de lucros pelos acionistas (a Semapa detém 70% do capital), o que representa um payout de 59% frente aos lucros de 168,3 milhões obtidos em 2019. Tendo em conta o preço de fecho de sexta-feira, 27, o dividendo apresenta uma taxa de retorno de 6,7%

Caberá, agora, aos acionistas aprovarem o dividendo na assembleia geral marcada para o dia 28 de maio, segundo a convocatória publicada na sexta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A diretoria já havia comunicado que ia reduzir o nível de dividendos. “É uma decisão dos acionistas. Não é conosco, mas o nosso palpite é que os dividendos não serão mantidos neste nível nos próximos anos”, informou o diretor executivo, Fernando Araújo, em fevereiro, durante uma conferência com os analistas.

Na mesma ocasião, ele disse que a empresa não previa pagar mais do que os lucros que teve no ano passado. “Não podemos distribuir mais do que isso, a não ser que os acionistas entendam distribuir reservas como aconteceu este ano”, apontou.

Há um ano, a Navigator pagou um dividendo de 27,943 centavos, totalizando 200 milhões de euros.

navigator

COVID-19 SEM IMPACTOS

Desde que apresentou resultados, no dia 11 de fevereiro, muita coisa mudou no cenário internacional e nacional com a disseminação do novo coronavírus em todo o mundo, o que afetou a atividade de muitas empresas.

A Navigator diz que “até ao momento, as operações têm decorrido com normalidade e sem qualquer interrupção no serviço aos clientes”. “Podemos também referir que, até ao momento, o grupo não detectou no seu volume de vendas de papel, celulose e tissue qualquer impacto que possa decorrer da Covid-19“, frisou, ainda.

A papeleira diz que está monitorando continuamente a situação em toda a cadeia de fornecimento, desde o abastecimento de madeira, de matérias-primas e subsidiárias (incluindo as questões de logística), nos serviços técnicos e de apoio prestados por empresas estrangeiras e nos prestadores de serviço em regime de outsourcing, entre outros.

Apesar de ainda não ter sido afetada, a Navigator sublinha que “não tem visibilidade de impactos decorrentes da Covid-19 nas suas demonstrações financeiras e está desenvolvendo uma avaliação de riscos para tentar aferir esses possíveis impactos, avaliação que ainda se encontra em curso”.

“Estamos trabalhando arduamente para minimizar os potenciais impactos desta pandemia na nossa atividade”, finalizou a companhia.

A The Navigator Company é uma empresa produtora integrada de papel e celulose, tissue e energia. A produção de papel e celulose da companhia é feita por meio da utilização de florestas, que são plantadas exclusivamente para esse fim. Todos os anos os viveiros da empresa dão vida a mais de 12 milhões de plantas e produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos.

LEIA TAMBÉM: