fbpx

Banner Animado Adritz no Portal Tissue Online

Celulose Coronavírus Notícias

Mesmo com redução, celulose lidera pauta das exportações

estoque celulose

Balança comercial do estado registrou superávit de US$ 493 milhões

Apesar da redução nas exportações de celulose, o produto ainda aparece como o principal item na pauta de Mato Grosso do Sul. A balança comercial do estado, em março de 2020, apresentou um superávit de US$ 493 milhões, tendo como um dos principais itens na pauta de exportação a celulose.

De acordo com informações divulgadas nessa segunda-feira, 6, na Carta de Conjuntura do Setor Externo, pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o resultado das vendas externas no primeiro trimestre de 2020 foi 23,26% inferior ao verificado de janeiro a março de 2019, mas a taxa de câmbio favorável ajudou a amenizar os efeitos desfavoráveis à exportação diante dos efeitos do novo coronavírus (Covid-19) na economia mundial.

industria celulosePela tendência verificada em relação a 2019, há uma estabilidade das exportações mesmo com queda na celulose, um dos principais produtos de exportação. Ela apareceu como primeiro produto na pauta de exportações, com 39% do total exportado em termos do valor, e com diminuição de 22,12% em relação ao mesmo período no ano passado. Em relação ao volume, houve queda de 9,06%.

O titular da Semagro, Jaime Verruck, havia adiantado ao que a redução do envio de celulose ao exterior foi reduzido porque o mercado chinês havia parado de comprar. “Nós tivemos um gargalo da celulose nas exportações que foi o fechamento do mercado chinês, por conta do coronavírus, mas isso já está retomando que a gente consegue dar uma fluidez normal para celulose. Temos que destacar que também é um setor essencial na estrutura de embalagem”, falou.

De acordo com o secretário, esse cenário pega o início do coronavírus no Brasil e uma situação bem diferente em relação à China. “No atual momento, os chineses têm buscado uma recomposição de estoques. Continuamos monitorando as operações. Neste período de vigência das medidas para combater o novo coronavírus, o foco da Semagro tem sido o de estimular a adoção de protocolos de segurança para manter o nível de produção e o emprego na indústria e garantir o fluxo logístico interno de carga e também de embarque nos portos”, explicou Verruck.

LEIA TAMBÉM: