fbpx

Banner Animado Adritz no Portal Tissue Online

Celulose Coronavírus Notícias

A força da indústria de papel e celulose no atual cenário mundial

As indústrias de celulose e papel tem uma função muito importante na cadeia produtiva, ajudando o Brasil e o mundo a produzir insumos e a superar a crise

Enquanto as empresas tomam precauções para evitar o contágio do coronavirus, as máquinas continuam operando para não faltar material para produção de máscaras, aventais e embalagens. As indústrias de celulose e papel tem uma função muito importante na cadeia produtiva, ajudando o Brasil e o mundo a produzir insumos e a superar a crise.

prod celulose

Desde que a Organização Mundial de Saúde decretou estado de pandemia por coronavírus, o mundo não é mais o mesmo: rotinas foram mudadas para conter o avanço da contaminação e o principal mercado comprador de celulose no mundo, a China, se fechou.

A não suspensão da produção de celulose garante o abastecimento no mercado internacional que necessita da matéria prima para a produção de insumos derivados da celulose (Foto: Assessoria)

A não suspensão da produção de celulose garante o abastecimento no mercado internacional que necessita da matéria prima para a produção de insumos derivados da celulose (Foto: Assessoria)

Responsável por 90% da produção mundial de máscaras cirúrgicas, a China parou de exportar, utilizando toda a sua produção para uso interno.

Com isso, assim que o vírus espalhou pelo mundo, mercados regionais sentiram falta dos insumos. Agora, com a pandemia sob controle no território chinês, especialistas esperam que os orientais voltem a exportar máscaras para abastecer os Hospitais do mundo.

Os não tecidos têm evoluído de forma contínua no segmento médico hospitalar, principalmente agora com a pandemia do coronavírus (Foto: Divulgação)

Os não tecidos têm evoluído de forma contínua no segmento médico hospitalar, principalmente agora com a pandemia do coronavírus (Foto: Divulgação)

CADEIA DE SUPRIMENTOS

No entanto, quem está no meio da crise, agora, são os outros países – que continuam precisando das máscaras, aventais e demais EPIs.

Muito mais do que insumos hospitalares, produtos de base florestal também são essenciais para fins sanitários, como os papéis tissue. São mais de 5 mil produtos, alguns deles fundamentais para toda a cadeia de supply chain (cadeia de suprimentos).

As embalagens de papel são um exemplo, uma vez que são utilizadas em itens essenciais como, por exemplo, alimentos, remédios e produtos de limpeza. Papéis imprimir e escrever são importantes para receituários, formulários etc.

A Eldorado Brasil não parou as atividades, porém foi traçado planos para proteger e evitar contágios entre seus colaboradores (Foto: Assessoria)

A Eldorado Brasil não parou as atividades, porém foi traçado planos para proteger e evitar contágios entre seus colaboradores (Foto: Assessoria)

E onde Três Lagoas entra nisso? Com três fábricas de celulose no município, a cidade é a Capital Mundial desse tipo de commodity. Principalmente agora, que a China voltará a exportar, é quando mais precisará da matéria-prima. Por isso as fábricas de Três Lagoas não podem parar.

E COMO PREVINIR O COVID-19 NAS FÁBRICAS?

Já que as fábricas precisam continuar produzindo celulose, as indústrias estão traçando planos para evitar o contágio entre seus colaboradores. A Suzano e a Eldorado aumentaram o número de ônibus circulando, para que se mantenha distância segura entre os passageiros.

suzano

A Suzano adaptou-se ao protocolo do Ministério da Saúde, onde em alguns setores da fábrica o colaborador fica distante a uma margem segura dos demais colegas (Foto: Assessoria)

As duas, também, colocaram em home office todos os funcionários que podiam trabalhar de maneira remota. Suspenderam viagens e serviços não essenciais.

A Eldorado, por exemplo, suspendeu temporariamente os trabalhos de plantio e as obras da Usina Onça Pintada, controla a temperatura de seus colaboradores na entrada da empresa, e, além disso, adquiriu lote da vacina H1N1, para imunizar seus funcionários.

A Suzano implantou um sistema de medição de temperatura por infravermelho

A Suzano implantou um sistema de medição de temperatura por infravermelho. Que mostra aumento na temperatura corporal é colocado de licença.

Além disso, não parar as fábricas ajuda Três Lagoas a sentir menos o impacto econômico da crise, já que aproximadamente 12 mil pessoas na cidade trabalham para essas duas empresas.

COMPREENSÃO E CONSIDERAÇÃO

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) enviou uma carta, assinada por seu presidente executivo, Paulo Hartung, para cada um dos governadores de todo o País e todos os ministros do Governo Federal. No documento, a entidade expressa compreensão com as medidas adotadas para conter o avanço do Covid-19 e solicita que as autoridades levem em consideração a importância do setor para que, enquanto produz celulose e papel, a indústria continue ajudando o Brasil e o mundo a produzir insumos e a superar a crise.

LEIA TAMBÉM: