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Mercado colombiano de papel tissue é bastante dinâmico, diz executivo do Grupo Familia

Segundo Carlos Velez, o país passa por uma recuperação econômica acelerada e seus níveis de consumo voltaram a níveis semelhantes aos registrados antes do início da pandemia

Nos últimos dois anos, os fabricantes e convertedores de papel tissue enfrentaram uma série de desafios sem precedentes. Além de testemunhar um forte boom no segmento de consumo impulsionado pela pandemia, eles vêm sofrendo com sucessivos altos e baixos nos preços dos insumos – especialmente da celulose –, estoques limitados de fibra e um cenário internacional instável, que inclui guerra entre Ucrânia e Rússia, novos lockdowns na China e dificuldades logísticas.

Segundo dados da Fastmarket RISI, o mercado de tissue latino-americano foi fortemente afetado na fase pós-pandemia, mas hoje há uma expectativa de recuperação. O efeito da Covid-19 teve um impacto positivo no setor em 2020, ainda que leve, pois, muitas fábricas sofreram com as medidas de proteção contra o vírus e não puderam operar em plena capacidade. O poder de compra do consumidor também foi afetado negativamente com a propagação da pandemia.

Com isso, em 2021, o mercado não cresceu, mas deve ganhar novo fôlego num futuro próximo. Nos próximos cinco anos, por exemplo, o crescimento do volume total de consumo de tissue no mercado latino-americano deverá ultrapassar 1,1 milhão de toneladas, o que oferece boas perspectivas para novos investimentos.

Carlos Velez, gerente de marketing da marca Familia

Em entrevista ao Portal Tissue Online Latinoamérica, Carlos Velez, gerente de marketing da marca Familia, comentou que os últimos dois anos foram desafiadores para o Grupo Familia, pois precisavam continuar proporcionando bem-estar aos consumidores por meio de suas soluções – que eram mais indispensáveis ​​do que nunca para mitigar a propagação da pandemia – mas também tinham que cuidar e garantir a segurança de seus colaboradores. Confira:

O MERCADO COLOMBIANO DE TISSUE

A Colômbia tem grande relevância e representatividade no setor, pois está entre os cinco maiores fabricantes de papel tissue da América Latina. Os números também indicam que o país terá um aumento muito importante no volume de tissue até 2026, sendo o terceiro em termos de crescimento na região, atrás apenas do Brasil (1º) e do México (2º).

“Na Colômbia, o mercado de papel tissue é bastante dinâmico, pois estamos em um país com uma reativação econômica acelerada e seus níveis de consumo voltaram a níveis semelhantes aos registrados antes do início da pandemia”, diz Carlos Velez.

Apesar disso, ele destaca que a empresa – assim como todo o setor de tissue – enfrenta “desafios globais como desabastecimento e altas pressões sobre os custos das principais matérias-primas”. As dificuldades, no entanto, não intimidam a empresa. “Como fabricantes, isso nos desafia e nos impulsiona a continuar agindo em prol da nossa razão de ser: derrubar barreiras para o bem-estar de nossos consumidores”, completa.

Apesar dos desafios, o executivo diz que o primeiro semestre do ano foi positivo para o Grupo Familia e que a expectativa é encerrar 2022 da mesma forma, “com crescimento acima do mercado, e continuar sendo a marca número 1 e favorita das famílias colombianas”.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

As empresas estudam cuidadosamente o comportamento de compra do consumidor e as tendências do mercado para construir suas estratégias de negócios; com o Grupo Familia não é diferente.

“Ao longo do tempo, encontramos consumidores mais conscientes da importância dos hábitos de higiene para os cuidados com a saúde”, afirma Velez. “Entendendo o exposto, nós, como Grupo Familia, uma empresa Essity, buscamos acompanhar esse consumidor por meio de soluções que continuem acessíveis, preservando essa proposta de valor superior e, por sua vez, cuidando de seus entes queridos, da sociedade e do planeta”, acrescenta.

Segundo o executivo, neste momento, é possível destacar a ascensão de duas tendências de mercado. A primeira é orientada para o desempenho dos produtos. “Para o Grupo Familia, isso significa oferecer ao consumidor a melhor equação entre valor e produto, com soluções que entregam o máximo de desempenho possível e a um preço acessível”, declara.

De acordo com a Nielsen, os consumidores também estão em busca de economia, o que fez com que mudassem de local de compra e de tamanho dos produtos. Para Velez, “este, sem dúvida, é um grande desafio para as marcas e, nesse sentido, estamos comprometidos em estar presentes nos diferentes locais de compra, oferecendo uma variedade de produtos e garantindo um desempenho superior em cada um deles”.

A segunda tendência inclui as características do consumidor moderno, agora mais consciente e comprometido com o meio ambiente, “e, por isso, buscamos soluções que contribuam para alcançar um planeta sustentável e habitável nas melhores condições para todos”, explica.

“No Grupo Familia, trabalhamos lado a lado com o consumidor e, por isso, oferecemos nossa linha de produtos Family Green, que inclui um portfólio de produtos que, por exemplo, são feitos com fibras 100% recicladas e possuem plástico reciclado. Da mesma forma, 5% das nossas vendas vão para os recicladores, uma população com impacto significativo nas cadeias de reciclagem e com enorme potencial na promoção da economia circular do país”, destaca Velez.

O COMPROMISSO DO GRUPO FAMILIA

Considerando todo o cenário global que o setor de tissue enfrenta, o executivo acredita que a empresa pode contribuir para a recuperação econômica “com grandes compromissos focados em sustentabilidade e inovação, para gerar confiança nas famílias, instituições e todo o ecossistema de negócios da região”.

Nesse sentido, o Grupo Familia busca oferecer uma variedade de produtos de higiene inovadores que possam facilitar a vida de seus consumidores, visando à construção de um futuro melhor. “Como Familia, somos uma marca próxima, especializada, confiável e inovadora que foca suas ações em tornar seus produtos acessíveis e sustentáveis ​​para os consumidores”, fala Velez, citando os próximos objetivos da empresa.

“Agora, como parte da Essity, nos concentraremos em alavancar ainda mais a inovação, construindo marcas mais fortes e sustentáveis, promovendo uma cultura ágil e desenvolvendo uma plataforma mais forte na América Latina para aumentar o crescimento, a lucratividade e a eficiência, bem como acelerar a transformação digital”, conclui.

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