fbpx
KadantNotíciasTissue no Mundo

Lâminas em nanotecnologia: inovação em alto desempenho

Por Mike Draper, gerente da Kadant UK

Lâminas em nanotecnologia: inovação em alto desempenhoCinco anos atrás, nosso CEO, Jon Painter, juntou as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Kadant com um objetivo em mente: encorajar o avanço em tecnologias inovadoras e incrementar os resultados. Para a equipe da Kadant UK na Inglaterra, isso significou um passo revolucionário na linha de raspadores e limpeza de rolos. Lâminas mais fortes que o aço, capazes de resistir até as mais críticas condições de contaminação, fornecendo um produto de alto valor e excelente desempenho para os nossos clientes.

Nós estávamos intrigados com um artigo especulativo da imprensa inglesa sobre filamentos sintéticos em nanotecnologia, que afirmava que eles são mais leves e fortes do que o aço e poderiam ser produzidos com comprimento suficiente para alcançar a lua. Refletimos se poderíamos explorar os benefícios incríveis desse material ou similar. Resistir a condições extremas de revestimento significaria para as lâminas se adaptarem às condições mais críticas de processo. Minha experiência em ciência polimérica me dizia que isso era mais que um palpite. Isso foi um ponto de partida e se alinhava perfeitamente com a estratégia visionária de tecnologias inovadoras pelas quais estávamos encorajados. De modo geral, filamentos em nanotecnologia são realmente longos fios de nanopartículas.

BRAINSTORM MISTURADA COM MOTIVAÇÃO

Quando o brainstorm do time global começou, cada um de nós estava altamente motivado em busca de novas soluções. Quanto mais eu investigava uma variedade de opções de tecnologia de nanopartículas, mais entusiasmado eu ficava. Baseado em pesquisas coletivas e individuais, nosso time conduziu vários testes e enfrentou vários problemas, obtendo bons resultados seguidos de resultados inconsistentes.

Nossas descobertas iniciais com nanotecnologia baseada no revestimento de lâminas nos mostraram que variações em nossas formulações produziriam resultados drasticamente diferentes. Trabalhamos de perto com nossos colegas da Kadant Solutions nos Estados Unidos em uma mudança construtiva, que não somente melhoraria o processo de fabricação como também melhoraria como todo o desempenho do produto. No final, obtivemos ganhos: aumento na vida útil da lâmina e maior limpeza da superfície dos rolos e cilindros.

SURFANDO EM SOLUÇÕES

Lâminas em nanotecnologia: inovação em alto desempenhoContinuávamos procurando por compostos aeroespaciais e peças automotivas, e expandindo o projeto para considerar as nanopartículas utilizadas em pranchas de surf, tacos de hockey e cosméticos para encontrar a melhor solução. Experimentos podem ser frustrantes às vezes. Obter os materiais corretos para desempenhar o melhor resultado em nosso propósito foi muito desafiador. Visitas em conferências de nanotecnologia e compósitos se tornaram algo comum. O contato direto com cientistas de outras indústrias também foi importante.

Quando você está em busca de mudança radical, não podemos aceitar apenas um ganho incremental. Senão, nossos produtos teriam sido somente um pouco melhores do que as demais lâminas de mercado. Decidimos procurar oportunidade de testes em mais máquinas e posições mais difíceis, com as quais havíamos enfrentado problemas no passado.

DE PARADA A PARADA, CAMPANHAS SEM TROCAS DE LÂMINA

Alinhamos outros testes na América do Norte e Europa e obtivemos os resultados que procurávamos. Nosso propósito de propor lâminas que operassem continuamente de parada-a-parada foi alcançado.

Uma maior vida útil realmente vem da eficiência de limpeza, o que só foi possível pela precisão de nossas lâminas. Fibras de alto nível de carbono aprimoradas com nanotecnologia são ideais para as posições mais difíceis. Isso inclui os primeiros cilindros secadores, onde o calor atinge os stickies, contaminando sua superfície. Lâminas de prensas centrais e calandras funcionam melhor com lâminas em fibras de vidro e híbridas de fibras de carbono e vidro aprimoradas com nanotecnologia.

DESEMPENHO E CUSTO-BENEFÍCIO

Não somente as lâminas de nanotecnologia da Kadant duram mais e melhoram a qualidade do papel, como também estão substituindo lâminas de fibra de carbono mais caras. Nossas lâminas utilizam fórmulas baseadas em polímeros, as quais têm um melhor custo-benefício com fortes referências na Europa e América do Norte.

POR QUE INOVAR?

Lâminas em nanotecnologia: inovação em alto desempenhoAlgumas vezes, a inovação vem do que você escolhe ser e não do que você é. Ao redor do mundo, nós nos unimos como um só. Nunca houve uma filosofia de não inventar. A minha formação química e aplicação de tecnologias em novos produtos foram a minha primeira contribuição. Porém, nada disso teria acontecido sem apoio e incentivo. Internamente, da base ao topo das estruturas de todas as unidades da Kadant ao redor do mundo merecem o crédito nesta conquista, assim como nossos clientes, que permitiram os testes realizados e acreditaram em nosso propósito.

O QUE VEM A SEGUIR

Em apenas dois anos, criamos uma nova linha patenteada de lâminas raspadoras aprimorada com nanotecnologia. Nós descobrimos uma nova maneira de manipular a fórmula da resina em escala molecular para produzir lâminas de alto desempenho de limpeza e resistente ao desgaste. O que vem a seguir? O próximo desafio, é claro! Essa foi apenas a primeira de uma série de inovações tecnológicas que apresentaremos nos próximos anos. Muitas delas se baseiam no que aprendemos e incorpora a nanotecnologia para ampliar ainda mais os limites desta tecnologia. A Kadant possui um futuro brilhante.

Links relacionados:
https://www.kadant.com/pt/products/nanotechnology-enhanced-doctor-blades
https://www.youtube.com/watch?v=ai0NHp4g2wE&t=2s

Lâminas em nanotecnologia: inovação em alto desempenho

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.