fbpx
CeluloseNelesNotícias

Klabin estabiliza sua produção de celulose com solução da Neles

O software Expertune PlantTriage ajudou Klabin a estabilizar a operação e obter economia de produtos químicos

A unidade Puma I da Klabin, localizada em Ortigueira (PR), é uma planta industrial grande e complexa: ela possui 38 sistemas de controle distribuído (DCS), com 15.000 pontos de acesso físico (I / O) e cerca de 2.900 dispositivos interligados em uma rede Profibus. A fase atual da fábrica conta com 2.000 válvulas automáticas e 2.700 instrumentos para medição de temperatura, pressão, vazão e nível.

Esse grande exército de dispositivos tem uma tarefa enorme a fazer e precisa trabalhar em conjunto por um motivo simples: a operação deve ser o mais estável possível. E para viabilizar a estabilidade, a Klabin utiliza ferramentas de monitoramento on-line de suas malhas de controle.

ERRO ABSOLUTO MÉDIO REDUZIDO DE 30% PARA 1,5% EM POUCO MAIS DE DOIS ANOS

“A sintonia das malhas de controle é fundamental para estabilizar a planta e reduzir os erros de controle. No start-up da fábrica, tivemos espaço para ajustes e foi o que fizemos. Em menos de um ano, reduzimos o Erro Médio Absoluto da média variável de 25-30% para um nível de 15%. Dois anos após o início, atingimos a média atual de 1,5%”, resume Pablo Cadaval Santos, gerente industrial da unidade Puma na Klabin. Um dos exemplos citados por ele é a linha de fibra, que hoje opera com menor índice de erros. O gráfico abaixo mostra a melhoria dramática que vem desses níveis de redução da variabilidade.

Klabin estabiliza sua produção de celulose com solução da Neles

Traduzida para a realidade do dia a dia da fábrica, as taxas de erro de controle mais baixas significam uma planta com um processo industrial estável: a variabilidade é baixa, portanto, altos padrões de qualidade são mantidos. Além disso, os custos variáveis ​​permanecem controlados ao longo do ano. Se os parâmetros do processo variam dentro do limite de erro de controle especificado, a produção pode ser estabilizada com pouco consumo de aditivos químicos. Além do mais, os loops de controle ajustados criam um histórico de quem opera e quem mantém a fábrica.

A estabilidade adicionada impactou diretamente a carga de trabalho do operador, reduzindo drasticamente a taxa de alarme, permitindo que o operador se concentrasse mais na otimização do processo.

 

Com a ampliação da fábrica, em decorrência do Projeto Puma II, a participação da Neles Corporation cresceu consideravelmente à medida que a empresa passou a ser líder no fornecimento de válvulas e posicionadores para a nova fábrica de papel, com um total de 1.800 válvulas, todas equipadas com posicionadores inteligentes Neles ND9000 ou com monitores de válvula on-off. O Projeto Puma II também contará com a aplicação da plataforma PlantTriage para monitoramento e ajuste de malhas de controle.

Leia mais sobre este caso de sucesso em: https://www.neles.com/insights/articles/klabin-stabilizes-its-pulp-mill-production-with-neles-solution/.

E se quiser saber mais sobre a ferramenta Expertune PlantTriage, entre em contato com a Neles pelo e-mail: contato.brasil@neles.com.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.