NotíciasPersonal care no Brasil

Kimberly-Clark é a fabricante de fraldas descartáveis mais presente nos lares brasileiros

Com as marcas Huggies e Plenitud, a companhia ficou em primeiro lugar na pesquisa realizada pela NielsenIQ em parceria com a Abras; em seguida, vêm Ontex, P&G, Softys e Drylock

Em parceria com a NielsenIQ, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou um estudo sobre os hábitos de consumo dos brasileiros e apontou quais são as marcas mais presentes nos lares da população em diversos segmentos.

No mercado de personal care, a Kimberly-Clark foi considerada a fabricante de fraldas e produtos de incontinência urinária descartáveis mais presente nos lares brasileiros, com as marcas Huggies, de cuidados infantis, e Plenitud, para adultos, atingindo 11,4 pontos de alcance do consumidor (CRP – por milhão).

A fabricante também se destacou nas classificações por região. Com a marca Huggies, ficou em primeiro lugar no Nordeste; Centro-Oeste; interior de São Paulo; Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro. Na Grande RJ e Grande SP, ocupou a segunda posição. Já com a linha Plenitud, além dessas regiões, foi líder no Sul do Brasil.

Além das marcas mais consumidas, o levantamento também apresentou alguns insights sobre a indústria de personal care, comparando os resultados dos anos de 2020 e 2021. Houve queda em todos os aspectos analisados: a penetração de mercado caiu 0,2%, a frequência de compra de fraldas e produtos para incontinência encolheu 12% e o volume médio diminuiu 11,2%. Os gastos anuais com esses itens passaram de R$ 233,77, em 2020, para R$ 220,33, em 2021 – uma queda de 5,7%.

OUTROS DESTAQUES

Depois da Kimberly-Clark, as fabricantes que se destacaram no ranking geral das marcas mais consumidas foram:

  • Ontex, em segundo lugar, com as marcas infantis Pom-Pom, Turma da Mônica Baby, Cremer e Sapeka; e Bigfral para adultos, somando 8,5 pontos de alcance do consumidor (por milhão).
  • P&G, em terceiro, com a marca Pampers para bebês e Always para adultos, somando 7 pontos de alcance.
  • Softys, em quarto, com as marcas Babysec e Cotidian, atingindo 6,3 pontos.
  • Drylock, em quinto, com as marcas infantis Bummis Magics Premium, Bummis Pica Pau, Bummis Pants Fralda-Calça, Capricho Baby, Capricho Garfield, Capricho Snoopy, Vic Baby, Evolution, Smilinguido Baby, Enxutita, Baby Willy for Kids e Baby Willy, além das linhas para adultos Sensaty Premium, Master Soft, Fit Care, Maturi Care, Slim e Moderate, alcançando 3,8 pontos.

CONSUMO POR REGIÃO

Outras importantes fabricantes de personal care, como Santher e Carta Fabril, também figuraram no ranking a nível regional. Confira a seguir as marcas mais consumidas por região:

  • Fraldas descartáveis

  • Produto descartável para incontinência urinária

SOBRE O ESTUDO

A auditoria consolidada pela NielsenIQ mostra aos varejistas e fabricantes dados eficazes para decisões estratégicas de marca, análises de lançamentos e/ou mudanças de produto. A medição foi feita no ano de 2021 utilizando a metodologia do Painel Lares/ Homescan, que traz as informações de consumo dentro de 8.240 lares e representam 55,6 milhões de casas, balanceadas para serem representativas demográfica e geograficamente.

 

Fonte
Abras
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo