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Kimberly-Clark avança dois dígitos em vendas nas farmácias após aderir à Big Data

A solução especializada na análise de dados contempla mais de 10 mil pontos de vendas

A multinacional de bens de consumo Kimberly-Clark está celebrando os resultados obtidos após aderir à solução da Big Data – ferramenta especializada na análise de dados por meio de inteligência artificial que levou a companhia a avançar dois dígitos nas vendas em farmácias.

No total, mais de 10 mil PDVs, incluindo estabelecimentos independentes e o grande varejo, foram beneficiadas com a novidade, que permite realizar uma espécie de radiografia completa do desempenho de cada produto na loja.

Chamada de “Kimberly-Clark pra Você”, a ferramenta da Big Data tem como diferencial a capacidade de aferir 17 mil variáveis que influenciam na performance de um produto na farmácia. O programa recomenda o sortimento e o desconto ideais para cada ponto de venda, além de incluir indicações sobre o perfil e a quantidade de SKUs.

Por meio de suas marcas de cuidados pessoais para adultos e crianças, como Huggies, Intimus e Plenitud, a companhia está entre as 20 fabricantes com maior volume de unidades comercializadas nas farmácias. De acordo com o IQVIA, em 2021, foram 91,7 mil no decorrer de todo o ano.

 “Apesar da presença cativa no varejo, entendíamos a necessidade de aprimorar a sintonia com os PDVs, diante dos crescentes desafios para administrar uma cadeia de suprimentos que é longa. E fundamentados no compromisso com a inovação que temos em nosso DNA, iniciamos a procura por tecnologias para garantir ainda mais excelência na gestão do sortimento”, afirma Marcelo Kahn, diretor de gerenciamento de crescimento de receita, da Kimberly-Clark na América Latina.

A empresa iniciou o projeto-piloto no início deste ano, por intermédio do Grupo SantaCruz e passou a disseminar a solução em farmácias regionais atendidas pela distribuidora. “A resposta positiva que tivemos no canal indireto nos motivou a levar a ferramenta para a RD-RaiaDrogasil, que adotou o programa em seus PDVs”, complementa o executivo.

BENEFÍCIOS DA BIG DATA

“Muito além de analisar os resultados, conseguimos prever demandas de cada farmácia, reduzir rupturas e sobreabastecimento, o que leva ao aumento do consumo e também à maior amplitude de produtos. Estamos estabelecendo um novo patamar na dinâmica de relacionamento com o varejo, baseado em mais acurácia, fluidez e previsibilidade”, relata Kahn.

As farmácias que utilizam a solução da Big Data registram taxas de conversão acima de 20% nas vendas do portfólio da Kimberly-Clark, na comparação dos nove meses de projeto com a média do ano anterior. Os resultados obtidos até o momento já são suficientes para incentivar a companhia a estender o contrato com a grande rede para atender mais unidades.

“Quanto maior a adesão da farmácia às recomendações dos nossos algoritmos, mais desconto ela assegura nas compras junto à indústria. A varejista amplia e qualifica seu mix, ao mesmo tempo em que as fabricantes otimizam suas verbas de trade e poupam tempo despendido em tarefas burocráticas como a reposição”, finaliza Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.

Fonte
Panorama Farmacêutico
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