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Inventor do Tissue Umedecido no Japão luta para desenvolver novos produtos.

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Durante as estações frias, os papeis tissue umedecidos tornaram-se essenciais, representando 10 por cento de todos os papéis tissue vendidos no Japão.

O desenvolvedor do tissue umedecido, no início de 1990, a Kawano Paper Co., era uma empresa de médio porte com sede em Kochi; Mesmo com seu crescimento, eles não podem se dar ao luxo de descansar. Atualmente, a fabricante de papel, que também tem uma planta em Saitama, está sendo forçada a desenvolver novos produtos para ficar à frente de rivais de maior porte que possuem redes de vendas mais consolidadas.

A Kawano, cujas vendas anuais beiraram cerca de 3 bilhões de ienes (28,6 milhões dólares americanos) tem como objetivo, o de desenvolver produtos que não podem ser facilmente copiados por concorrentes maiores.

Como parte dos esforços, Kawano tem colocado à venda em 2012 seus papéis umedecidos, com o nome de “Kodawari Hoshitsu” (Sempre Úmido). Apesar do fato de que elas são papéis úmidos, têm melhor capacidade de absorção de humidade do que os papéis umedecidos dos concorrentes.

No momento, cerca de metade das vendas da empresa vêm de produtos de “tissue úmido”.

“Na competição de preços, não podemos vencer as batalhas com as empresas maiores. Nós, as empresas menores, sempre temos que desenvolver produtos de ponta à frente deles para sobreviver “, disse o presidente da companhia Norihisa Kawano.

A fábrica da Kawano em Saitama, fica em uma área que tem uma mistura de casas e campos de arroz. Os Papéis Tissue úmidecidos foram desenvolvidas em um pequeno laboratório situado no segundo andar de um edifício para os trabalhadores do escritório da fábrica.

O desenvolvimento resultou de um pedido de Kawano, agora com 70 anos, que sofria de rinite. Em 1991, ele pediu a empresa, mais especificamente ao pesquisador Kenji Taniguchi, “Quero um papel que seja fino e suave para a pele humana, tem como? Eu quero você para desenvolver esses papéis, e isso, com certeza vai alterar o mercado. “

Foram realizados experimentos todos os dias, incluindo feriados. Ele pulverizou água em papéis de seda, eles logo secaram. Os papéis também foram facilmente rasgados. Mesmo ele misturando os papéis com agentes de amaciamento, o material não amoleceu.

Durante seis meses, ele repetiu seus esforços através de tentativa e erro. Então, ele teve a idéia de manchar a glicerina, que possui uma propriedade de absorver a umidade do ar, sobre os papéis.

Nos tissues recém-desenvolvidos, a umidade é responsável por cerca de 14 por cento, quase o dobro dos tissues convencionais. Como resultado, os papéis tornaram-se umedecidos por si só, mas com alta capacidade de absorção.

Ele também escolheu papel macio para os tissues umedecidos. Além disso, ele usou antiquadas, máquinas de baixa velocidade em sua fabricação, de modo que os papéis não fossem dilacerados. Além disso, ele fez as velhas máquinas operarem ainda mais lentas.

Apesar desses esforços, no entanto, os papéis ficavam amarrotados. Para evitar que eles amassassem, ele continuou ajustando as máquinas e outras partes das linhas de produção durante um ano e meio.

Em 1993, a empresa finalmente pode colocar seus papéis úmidos a venda. O preço de varejo foi de cerca de ¥ 260 por caixa, três ou quatro vezes maior do que os tissues convencionais. Inicialmente, os papéis úmidos não venderam bem. Aos poucos, porém, sua reputação se espalhou entre atacadistas, levando mais varejistas a vendê-los em suas lojas.

Agora, 20 anos depois, o mercado anual de tissues umedecidos se firma em cerca de 10 bilhões de ienes, de acordo com uma estimativa da indústria. No entanto, a Kawano representa apenas cerca de 20 por cento do mercado. A maioria dos restantes 80 por cento são ocupados pelos três maiores rivais do Daio Paper Corp, Oji Nepia Co. e Nippon Paper Crecia Co. As duas últimas são empresas do grupo da gigante fabricante de papel Oji Holdings Corp e Nippon Paper Industries Co., respectivamente.

A partir de 1994, as suas rivais de maior porte começaram a colocar papéis Tissue umidecidos à venda. Os equipamentos de produção em grande escala e redes de vendas nacionais dominaram os negócios da Kawano.

Atualmente, a indústria de fabricação de papel no Japão é liderada pela Oji Holdings e Nippon Paper Industries, cada um tem vendas anuais de mais de 1 trilhão de ienes. Muitos dos pequenos e médios fabricantes de papel estão trabalhando como subcontratantes para os dois gigantes.

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Adaptado e Traduzido por Tissue Online.