Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

International Paper: Fábrica de papel faz 5 anos e comemora marca de 1 milhão de toneladas

SLIDE_intern

Durante o período, empresa manteve o foco na excelência operacional, apostando na qualificação e no desenvolvimento profissional das equipes

A fábrica de papel da International Paper em Três Lagoas comemora cinco anos de atividades no mês de fevereiro com uma marca significativa: a produção de 1 milhão de toneladas de papel – 234 mil toneladas/ano. O volume estava previsto para ser alcançado em março de 2014, mas devido a um trabalho de melhoria contínua em processos, ao apoio dos profissionais e ao uso de máquinas de alta tecnologia, a meta foi alcançada em tempo recorde, no segundo semestre do ano passado.

Dessa forma, a empresa, líder mundial em fabricação de papéis para imprimir e escrever e embalagens, mantém em Três Lagoas um histórico de comprometimento e eficiência. A unidade atingiu seu pleno funcionamento 12 meses antes do esperado. Este resultado se deve a qualidade do treinamento em parceria com SENAI, equipamentos de alta tecnologia e profissionais comprometidos.

Três Lagoas foi a primeira fábrica da International Paper a ser construída para a produção de papéis fora dos Estados Unidos a partir de um investimento de R$ 300 milhões, contribuindo para a retomada da atividade industrial da cidade e proporcionando incremento na arrecadação de impostos e no PIB regional.

Para o gerente geral Marcelo Nale, os resultados demonstram que “estamos no caminho certo ao investir em nossos profissionais e nas operações no Brasil”. O país é um centro estratégico de negócios para a companhia na América Latina, com produtos vendidos no mercado doméstico e em exportação.

“Desde a inauguração, vemos uma melhora contínua nos processos graças ao investimento em planejamento, treinamento e principalmente engajamento das equipes”, afirma Nale. “A unidade é símbolo da nossa excelência operacional e se tornou referência para fábricas da International Paper ao redor do mundo”, completa.

Além dos índices de produtividade, a unidade em Três Lagoas se destaca por investir no desenvolvimento pessoal e profissional das equipes, com especial atenção para a geração de mão-de-obra local. Em parceria com o SENAI-Mato Grosso do Sul, promoveu 48 cursos de qualificação. Também apostou em cursos técnicos de duração de dez meses que abordaram conhecimentos gerais e detalhes do processo de fabricação de celulose e papel.

No ano passado, a fábrica foi eleita a melhor empresa para trabalhar no setor de papel e celulose no ranking das revistas Exame e Você S/A. Ganharam destaque os programas One on One, de conversa entre líder e profissionais, e Plano de Desenvolvimento e Performance, de alinhamento de objetivos anuais entre gestor e profissional.

Nale explica que a companhia “utiliza diversas ferramentas para que os profissionais se desenvolvam e sintam orgulho de trabalhar aqui”. “Oferecemos oportunidades de experiências profissionais tanto no Brasil quanto em unidades da IP no exterior”, finaliza.

Sobre a IP

A International Paper é líder global na produção de papéis não revestidos e embalagens, com operações na América do Norte, Europa, América Latina, Rússia, Ásia e Norte da África. Seus negócios também incluem a Xpedx, sua empresa de distribuição na América do Norte. Sediada em Memphis, nos Estados Unidos, a companhia emprega aproximadamente 70 mil pessoas, e está estrategicamente localizada em mais de 24 países, atendendo clientes em todo o mundo. O faturamento da International Paper em 2013 foi de US$29 bilhões.

No Brasil, com aproximadamente 2.8 mil profissionais, o sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas, renováveis e certificadas.

A companhia também atua no mercado de embalagens no país por meio de uma joint-venture com o Grupo Orsa, da qual surgiu a Orsa International Paper Embalagens. A nova empresa possui aproximadamente três mil profissionais e é formada por três fábricas de papel para embalagens e quatro unidades produtoras de papelão ondulado para caixas e chapas.

Jornal Dia Dia