Grupo Metsä investirá 100 milhões de euros em sua fábrica de papel tissue em Mänttä, na Finlândia
O objetivo é desenvolver a sustentabilidade das operações e modernizar e estender o ciclo de vida da fábrica
O Grupo Metsä anuncia seus planos para um programa de investimento significativo em seu negócio de papel tissue na planta de Mänttä, na Finlândia, para desenvolver a sustentabilidade das operações e modernizar e estender o ciclo de vida da fábrica.
Os planos fazem parte do programa de estratégia Future Mill do seu negócio de papel tissue, visando à eficiência de classe mundial e ao desempenho ambiental na produção de tissue. O programa ascende a aproximadamente 100 milhões de euros e os investimentos deverão ser realizados durante os próximos cinco anos.
A companhia pretende desenvolver a produção e a eficiência ambiental da fábrica, investindo em máquinas de papel e modernizações de linhas de conversão, bem como melhorando a eficiência energética e hídrica. O objetivo é a continuação a longo prazo das eficientes operações da produção local em Mänttä, apoiando a meta da empresa de que todos os produtos e locais de produção sejam totalmente livres de combustíveis fósseis até 2030.
“O programa de investimento fortalece a autossuficiência da Finlândia em produtos de higiene essenciais produzidos localmente e permite a modernização das nossas operações em Mänttä. Os planos reforçarão o nosso foco em produtos de higiene à base de fibra fresca de alta qualidade, provenientes das florestas do Norte geridas de forma sustentável. Nossos produtos Katrin, Lambi e Serla proporcionarão os benefícios dos investimentos aos consumidores finlandeses”, afirma Joonas Kukkonen, vice-presidente de cadeia de suprimentos da Metsä Tissue Finland and Baltics.
Como parte do programa, a empresa iniciará primeiro um investimento numa nova linha de toalhas de mãos, produzida à base de fibras frescas, especialmente para o mercado finlandês. Os preparativos para a nova linha estão sendo iniciados e a linha está prevista para estar operacional durante 2025.
“Os produtos de papel tissue fabricados localmente representam empregos locais e criam resiliência na sociedade. O programa de investimento concebido na fábrica de Mänttä é uma continuação lógica do nosso investimento contínuo na Future Mill em Mariestad, na Suécia, e do nosso investimento planejado na fábrica de papel tissue no Reino Unido, bem como de vários outros investimentos na nossa frota de fábricas internacionais. Agora, também modernizaremos as nossas operações na Finlândia”, afirma Joonas Kukkonen.
Em 2022, a empresa renovou a máquina de papel higiênico na fábrica de Mänttä para produzir produtos de papel higiênico à base de fibra fresca, especialmente para o mercado finlandês. A atualização aumentou a capacidade de produção da máquina de papel tissue em 15%, bem como melhorou a qualidade do produto e a eficiência energética e de produção.