fbpx
CeluloseNotícias

Futuro do controle da Eldorado só deve ser definido em novembro

Produtora de celulose deve ter de aguardar mais um mês para a decisão dos árbitros

A produtora de celulose Eldorado, que teria o futuro de seu controle definido neste mês, deve ter de aguardar mais um pouco para a decisão dos árbitros. De acordo com o Valor Econômico, o anúncio do resultado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) só deve ocorrer em novembro.

O próprio tribunal arbitral havia informado às sócias J&F Investimentos e Paper Excellence (PE) um cronograma que previa o encerramento do procedimento em setembro, com divulgação da decisão no início de outubro.

De acordo com fontes próximas à arbitragem, que julga a disputa em torno do contrato de compra e venda do controle da Eldorado, o novo prazo foi comunicado às partes na quarta-feira, 30. A decisão dos árbitros ainda precisa ser homologada pela CCI, a última etapa antes de a própria câmara torná-la pública. Também existe a possibilidade de prorrogação do procedimento por decisão dos árbitros.

A J&F, atualmente proprietária de 50,59% da Eldorado, acertou a venda de 100% da produtora de celulose por R$ 15 bilhões, para a PE, em setembro de 2017. A aquisição se daria em etapas, cumpridas em até 12 meses e sujeitas a determinadas condições pré-estabelecidas em contrato. Porém, em setembro de 2018, quando a PE já possuía 49,41% das ações, a J&F declarou extinto o contrato, pois a sócia não liberou garantias prestadas em dívidas da produtora de celulose, que era condição essencial para a compra do controle.

A PE afirma que a J&F agiu de má-fé, dificultando a liberação das garantias, e que cobrou R$ 6 bilhões a mais para dar continuidade ao negócio. A sociedade dos Batista, por sua vez, alega que o contrato não foi cumprido e levantou dúvidas sobre a capacidade de a PE em cumprir o compromisso financeiro, assumido em 2017. Desde então, a briga entre as sócias tem sido pautada por acusações e ações judiciais de ambas as partes.

No entanto, apesar de J&F Investimentos e Paper Excellence (PE) continuarem se enfrentando dentro e fora dos tribunais, a empresa tem conseguido operar com certa normalidade e até progredir em alguns projetos, como a recente vitória da companhia no leilão de terminais de celulose no Porto de Santos (SP).

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.