Fabricantes de tissue são homenageados no Tissue Summit Latinoamérica
Durante o evento latino-americano, cinco empresas foram reconhecidas pelo importante trabalho executado no mercado de tissue
Uma das grandes novidades do Tissue Summit Latinoamérica 2023, que ocorreu na última semana, no Sheraton Bogotá Hotel, na Colômbia, foi uma homenagem dedicada a grandes players do mercado e empresas parceiras. O objetivo é reconhecê-los e prestar um agradecimento pelo apoio e por todo o trabalho que vêm fazendo em prol do setor de tissue e personal care na América Latina, mesmo diante de um ambiente de mercado adverso.
“Sabemos que todas as empresas estão atravessando desafios muito grandes e a homenagem vem para coroar o trabalho que elas vêm fazendo. Este reconhecimento é um agradecimento e também uma forma de incentivo a cada um desses players”, diz Felipe Quintino, fundador e CEO Nexum Group.
Cinco das principais empresas do segmento de tissue que atuam no mercado latino-americano receberam o reconhecimento. Saiba mais detalhes sobre a atuação dessas companhias na América Latina:
SOFTYS
A Softys é a subsidiária de produtos de higiene e cuidados pessoais do grupo chileno CMPC e está presente há 40 anos no mercado de tissue. Atualmente, a empresa é a maior produtora de tissue da América Latina, com operações em oito países: Chile, Argentina, Uruguai, Peru, México, Colômbia, Equador e Brasil.
A companhia expandiu sua atuação para esses países por meio de aquisições, sendo as mais recentes no Brasil: a compra da Sepac, em 2019, e da Carta Fabril, em 2022. Ao todo, são 20 plantas de operações industriais que geram produtos para 15 países.
A executiva Maria Belén Rodriguez, Sustainability Manager da Softys, recebeu o reconhecimento do Tissue Summit Latinoamérica em nome da empresa.
GRUPO FAMILIA/ESSITY
O Grupo Familia é um grupo empresarial com presença na América do Sul e no Caribe e possui mais de 60 anos de trajetória. A Essity, multinacional sueca de higiene e saúde, é acionista do Grupo Familia desde 1985, sendo detentora 50% da empresa até 2021, quando adquiriu os demais ativos e passou a possuir 95,8% da companhia.
O grupo está sediado em Medellín, na Colômbia, com forte presença em toda a América Latina. A empresa possui dez marcas líderes nos países em que opera, sendo as linhas de tissue as marcas Familia e Familia Institucional – que, após a aquisição da Essity, se tornou Tork.
A companhia possui operações própria em oito países – República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Equador, Bolívia, Argentina, Chile e Peru –, com oito centros de distribuição, oito plantas produtivas em quatro países e operações comerciais com exportações para mais de 16 países.
Para receber a homenagem do Tissue Summit Latinoamérica, Andres Patiño, Responsable Sostenibilidad do Grupo Familia, representou a empresa.
GRANDBAY
O GrandBay Group é uma empresa multilatina dedicada à fabricação, conversão e comercialização de produtos e soluções de cuidados pessoais e domésticos, com mais de 70 anos de experiência e sede no Panamá, sendo líder na América Central e Caribe.
A companhia está presente em cerca de 25 países da América do Sul, América Central e Caribe. Suas plantas estão localizadas no Panamá, Guatemala, Colômbia, Venezuela, Trindade e Tobago, além de operações comerciais em El Salvador, Honduras, Nincaragua, Costa Rica, Jamaica, República Dominicana e outros países do Caribe.
Os executivos Eduardo Font, Director General da Grandbay Centro America, e Mauro Andrade, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, receberam a homenagem em nome da empresa.
KIMBERLY-CLARK
A Kimberly-Clark é uma empresa estadunidense, fundada há cerca de 150 anos, em 1872, que hoje tem suas marcas comercializadas em mais de 175 países e mantém a participação da marca na 1ª ou 2ª posição em 80 países, com 45 mil colaboradores ao redor do mundo.
A empresa possui operações em diversos países da América Latina, como: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, México, América Central e Caribe.
No México, a companhia atua há mais de 50 anos e emprega mais de 8 mil colaboradores diretos e 10 mil indiretos, com oito plantas produtivas.
Representando a Kimberly-Clark, Kenneth Hylton, Líder de Cluster para o Caribe e Diretor de Marketing da Categoria de Cuidados Familiares para a América Latina, recebeu o reconhecimento do Tissue Summit Latinoamérica.
FPC TISSUE
A FPC Tissue nasceu em 2016, no Chile, se dedicando à fabricação e comercialização de bobinas de papel e produtos convertidos (papel higiênico e papel toalha), com atuação nacional e internacional.
A companhia possui linhas de tissue para consumo e institucional das marcas Swan e Mi Hogar, além de produzir marcas próprias.
Cristián Rubio Adriasola, Diretor Geral da FPC Tissue, recebeu o reconhecimento em nome da empresa.