Empresas seguem apresentando suas soluções no Tissue Summit Brasil
Segundo período de conferências contou com diversas apresentações
Após a programação da manhã e o intervalo para o brunch, o Tissue Summit Brasil 2024 retomou o cronograma de palestras com Lari Lampila, gerente de Vendas & Pós-Venda da Runtech, que fez a apresentação intitulada “Repensando o sistema de vácuo da máquina de tissue”.
O executivo trouxe insights relevantes sobre como criar um sistema de vácuo eficiente para máquinas de tissue, citando como as soluções da Runtech, fornecedora global de sistemas projetados sob medida para as indústrias de papel e celulose, podem colaborar para alcançar esse objetivo. Lari ainda destacou como um sistema de vácuo maior pode ser sinônimo de maiores custos, embora não garanta maior produtividade; portanto todos os equipamentos empregados precisam condizer com as necessidades do cliente – uma estratégia case by case.
Após a apresentação da empresa finlandesa, foi a vez da Color Química ministrar uma palestra sobre a tecnologia alemã da Kapp-Chemie para a indústria brasileira de tissue. Sob o tema “Produtos Kappasil: conheça a melhor linha de adesivos de conversão para papel tissue”, Mateus Santanna, VP Paper & Tissue da Color Química apresentou os diferenciais da companhia.
Na oportunidade, Mateus apresentou um vídeo institucional sobre a Color Química, contando detalhes da sua história, bem como a sua entrada no mercado de adesivos para tissue, iniciada há cinco anos, em parceria com a Kapp-Chemie Tissue. Além disso, Mateus também destacou a importância do uso da Inteligência Artificial como um facilitador e da ferramenta Big Data como uma alavanca do negócio, graças à gestão de dados – o que garante maior assertividade.
Já a Nalco Water, uma empresa Ecolab, trouxe para a programação o tema “Nova tecnologia de coating e monitoramento da vibração do Yankee”, abordado por Thiago Miranda, Industry Technical Consultant.
Thiago apresentou a ferramenta Yankee Intelligence da Nalco Water, que tem maior visibilidade sobre o ativo mais importante da máquina, a fim de oferecer maior rapidez e proatividade. A ferramenta fornece monitoramento avançado de vibração da lâmina de crepe e limpeza, permitindo melhor proteção do yankee.
O executivo também falou sobre os adesivos Navigator, que possuem propriedade de filme diferenciada, proporcionando um filme flexível e mais durável, que permite melhor crepagem para aumentar a maciez do papel e boa estabilidade da máquina.
Tendo em vista a força da tendência da sustentabilidade, Marcelo Silveira dos Santos, engenheiro de aplicação da Hergen realizou a apresentação “Oportunidades para a sustentabilidade da produção tissue”.
Em sua apresentação, o engenheiro de aplicação abordou os novos conceitos da Hergen, incluindo soluções atualizadas e engenharia criativa, priorizando a matriz energética.
Além disso, mencionou sistemas que oferecem oportunidades para fabricação de papel tissue de maneira mais sustentável, incluindo fechamento de circuito, sistema de recuperação de fibras e tratamento de água, e o equipamento Shoe Press.
Por fim, concluindo o segundo bloco de palestras, Luciano Kipper, fundador e CEO da Química Nova Brasil, complementou a conferência com a apresentação “Inovação por meio das biotecnologias”.
O executivo detalhou os investimentos da companhia em inovação, bem como no desenvolvimento de laboratórios, com o objetivo de oferecer ao mercado produtos e serviços com qualidade cada vez melhores. Em sua apresentação, Kipper também falou sobre a aplicação de biopolímeros naturais – obtidos de fonte renovável – na indústria de tissue e suas vantagens, que incluem sustentabilidade e qualidade dos produtos finais.
Para acompanhar mais detalhes do evento, siga o Tissue Online nas redes sociais e siga o canal no WhatsApp.
Instagram: @tissueonline.
LinkedIn: Tissue Online.