Início do Tissue Summit aborda importância de dados, soluções inovadoras e ESG
Com uma programação diversificada, a conferência de 2024 tem como temática “Inteligência de dados & Sustentabilidade”
Começou nesta terça-feira, 5, o Tissue Summit Brasil 2024, reunindo importantes players da indústria de tissue e personal care. Com uma programação diversificada, a conferência tem como temática neste ano “Inteligência de dados & Sustentabilidade”.
Após a abertura ministrada por Felipe Quintino, fundador e CEO do Nexum Group, a Valmet, multinacional especialista no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, deu início à programação com a palestra “Sinergia Eco-Digital: Como os Dados Impulsionam a Sustentabilidade nas Soluções da Valmet”, apresentada por Daniel Schroeder, gerente comercial da empresa.
Na oportunidade, o primeiro evento presencial da Valmet desde a aquisição da Körber, que gerou a Valmet Tissue Converting, o executivo apresentou o escopo completo de tissue da companhia – que abrange preparação da massa, máquina de papel, rebobinadeira e linha de conversão. Além disso, em primeira mão, Schroeder detalhou a nova ferramenta de dados da companhia, que complementa a tecnologia existente e promove o uso de dados para a melhor performance das empresas. A plataforma de análise de dados possui acesso via web e envia dados de modo unidirecional para a nuvem, com diversos pacotes que incluem um escopo detalhado de serviços complementares e estará disponível em breve.
Em seguida, a Solenis, empresa global especialista em soluções químicas para a indústria de papel e celulose, promoveu a apresentação “Inovações Solenis trazendo importantes conquistas à qualidade e lucratividade do tissue”, ministrada por Noemy Svitras, Tissue Product and Marketing Manager.
Durante a apresentação, Noemy explanou uma solução inovadora da Solenis, que consiste em uma tecnologia de crepado utilizada pela companhia há dois anos. Esse produto permite uma maior robustez em amplas condições de processo, promove baixa vibração, confere maior suavidade ao papel, com maior eficiência e melhor qualidade de crepado. Adicionalmente, a executiva também detalhou os benefícios do uso do suavizante da Solenis, a ser aplicado em massa, e sua ferramenta OnGuard TSD Analyzer, que mede a qualidade da folha produzida – o que é muito importante para os ajustes de processo na produção de papel, focando nos aspectos de monitoramento que ajudam na tomada de decisão.
Na sequência, uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de embalagens plásticas, a Valgroup, complementou a programação com a palestra “Inovação e Sustentabilidade”.
Os executivos Lúcio Pinto, diretor comercial de filmes técnicos, e Eduardo Berkovit, diretor de relações institucionais e compliance, apresentaram a história, valores e missão da empresa, que possui cerca de 6.500 colaboradores e 41 plantas.
Além disso, eles apresentaram as principais metas e objetivos ESG, como ser net zero até 2040, utilizar 100% de energia elétrica renovável até 2030 e reciclar o equivalente a 100% da quantidade de embalagens produzidas. Por meio de soluções sustentáveis, avaliação de ciclo de vida e reciclagem avançada, os palestrantes destacaram que a companhia vem colaborando para uma economia mais circular.
Tendo em vista as tendências do mercado, Thiago Karam, diretor operacional da INCAPE, especialista na fabricação de papel cartão maculatura para o segmento tissue, apresentou a palestra “Sustentabilidade e Inovação – INCAPE 2030”.
O executivo comentou sobre a agenda 2030 e como a pauta ESG é abordada dentro da INCAPE, que criou seus objetivos por meio da parceria com uma consultoria, mas definida pela empresa em moldes próprios. Nesse sentido, Thiago Karam detalhou os pilares e as premissas que influenciaram a formação dessa agenda, e explicou como as metas são baseadas na realidade da empresa, bem como as necessidades de seus clientes.
Fechando o primeiro bloco, Vitor Collette, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Veolia, empresa focada na resolução de complexos desafios mundiais relacionados à sustentabilidade da água, o tratamento das águas residuais e otimização de processos, conduziu a apresentação “Água e sustentabilidade nas indústrias de papel e celulose: o pioneirismo tecnológico no Brasil”.
O executivo apresentou a estrutura da Veolia Water Technologies and Solutions – que tem mais de 80 anos, mil colaboradores, três plantas industriais e mil clientes atendidos na América Latina –, bem como demonstrou a proposta de valor da companhia para o mercado de papel e celulose.
Entre os temas abordados, Vitor expôs os sistemas de ultrafiltração no tratamento de água desenvolvidos pela Veolia, soluções no tratamento de efluentes e outros assuntos, demonstrando casos práticos. O gerente destacou que a companhia trata mais de 11,4 mm m³ de água todos os dias.
NOVO FORMATO DE PALESTRAS E EXPOSIÇÃO
Na edição deste ano, o Tissue Summit atualizou o formato de suas palestras. Enquanto mantém o espaço híbrido – que recebe a conferência e a exposição de table tops no mesmo local – o evento promove maior comodidade para que os participantes assistam às apresentações por meio de fones de ouvido, com tradução simultânea para o português e inglês, no formato palestra silenciosa.
Dessa forma, os participantes têm maior flexibilidade para acompanhar todo o conteúdo ministrado durante o evento e ainda conferir as soluções expostas nos table tops, além de facilitar o networking e a conexão entre os participantes.
Para acompanhar mais detalhes do evento, siga o Tissue Online nas redes sociais e siga o canal do WhatsApp.
Instagram: @tissueonline.
LinkedIn: Tissue Online.